Todo ponto de vista é apenas a vista de um determinado ponto.

domingo, 15 de março de 2009

Walt Disney Concert Hall - O maior Arroz de Festa!

Alguns poucos projetos célebres de arquitetura se tornam fetiches para diretores de cinema. Me lembro, por exemplo do Gherkin, que aparece em "Instinto Selvagem II" e "Match Point", ou então do "Guggenheim de NY" que marca presença tanto no "MIB" quanto no "Intriga Internacional", filme mais novo do Tom Tywker.

Mas o Walt Disney Concert Hall, pelo amor de Deus! Presença constante! Só em uma rapidinha, alguns filmes que eu lembro de cabeça:


Para começar, um dos grandes sucessos comerciais de 2008: Homem de Ferro. Downey Jr. dá um toco na Gwyneth Paltrow na varanda do Concert Hall (que eu nem sabia que existia). Depois desce a escadaria tirando onda, enfim, vocês já sabem!


Também de 2008, a comédia "O Agente 86" tem seu ato final transcorrido do edifício que está ameaçado por uma bomba terrorista.



The Soloist, o novo filme de drama com Jamie Fox e Downey Jr. no mais puro estilo "Te faço chorar e ganho um Oscar" tem como trama um violinista esquizofrênico que sonha em tocar no Disney Concert Hall.



Fora é claro o documentário Sketches of Frank Gehry, do finado Sidney Pollack em que o projeto aparece, digamos assim, até demais (ironia mode on).


Será que é por ficar perto dos estúdios, em L.A.? Se for assim porque a Igreja do Moneo ou as casas do Lautner não aparecem também? Que injustiça!

Mas enfim, arroz de festa é arroz de festa!


ps.: e vocês, lembram de mais algum filme arquitetonicamente recheado?

3 comentários:

Anônimo disse...

Que horror gente, preciso começar a ler o obituário antes de comentar...Eu assisti a dois documentários sobre o Frank Gehry no ano passado e nem sabia que PJ tinha morrido, nem o Sidney Pollack...caspita, onde eu estava!!

Anônimo disse...

Gonçalves,

No filme Um Bom Ano, mais uma dobradinha Ridley Scott e Russel Crowe, temos, além do Gherkin (NF), o Lloyds (RR) e uma cobertura no Albion (NF) - "O Ameba" que fica ao lado do Riverside Studio. Wood Allen também sempre presenteia os cine espectadores com bons projetos de arquitetura. No Match Point, tem a Tate Modern (H&DM) e em Vic, Cristina, Barcelona tem cenas externas do MACBA (RM).

Abs, PC.

Henrique Gonçalves disse...

Obrigado pelas valiosas dicas PC!
É, pelo visto o tema "arquitetura e cinema" vai acabar tendo que virar uma série também! Vou estudar qual a melhor forma pra expor o tema, o bom é que assunto para uns 3 posts eu ja consigo só no seu comentário! hehe
abs!