Todo ponto de vista é apenas a vista de um determinado ponto.

quarta-feira, 4 de março de 2009

IAB/JF e Funalfa lançam projeto Diálogos Urbanos


O Instituto dos Arquitetos – Núcleo de Juiz de Fora, IAB/JF, inicia suas atividades em 2009 com mais uma novidade. O projeto Diálogos Urbanos é uma parceria do IAB/JF com o a Divisão de Patrimônio Cultural da Funalfa (DIPAC) e tem como objetivo promover debates com estudiosos sobre a cidade de hoje e a cidade do amanhã, refletindo, a partir do patrimônio cultural, para onde caminha a sociedade juizforana. A primeira a participar do projeto será a jornalista e professora doutora Christina Ferraz Musse que fará uma apresentação de seu mais novo livro, Imprensa, Cultura e Imaginário Urbano. Diálogos Urbanos acontece no dia 05 de março, às 19h, no Anfiteatro João Carriço. A entrada é franca.

Christina Musse diz que viu no convite do Instituto a possibilidade de dialogar sobre o seu estudo com outras áreas de conhecimento, como a arquitetura. Para o presidente do IAB/JF, Mauro Campello, a expectativa da autora vem ao encontro do que a entidade se propõe. “A cidade é um elemento em constante transformação que interessa a todos nela inserida. Por isto, queremos fomentar um diálogo com diversos segmentos da sociedade”.



Em Imprensa, Cultura e Imaginário Urbano, Cristina Musse faz um mergulho na história da cidade, por meio dos relatos da imprensa local, descortinando ufanismos do passado, revelando histórias e levantando aspectos de uma Juiz de Fora conhecida por poucos. O foco nos anos 60 e 70 é o cenário escolhido para tratar do tema: a cidade, sua textura cultural, a densidade e a narratividade de suas articulações. Nesta trajetória, o livro faz uma análise de desconstrução da idéia de mineiridade dentro deste município que se apresenta fora dos padrões do ethos mineiro.


Dia 19 de março - Apresentação do livro Juiz de Fora - Projetando Memória com o arquiteto e Mestre Sávio Guimarães, às 19h, no Anfiteatro João Carriço.
Dia 04 de março - Assembléia do IAB/JF, 'as 18h 30, no CREA, Rua Halfeld, 414/306.
Atenciosamente,
Diretoria do

Nenhum comentário: