Todo ponto de vista é apenas a vista de um determinado ponto.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Cidades para um Pequeno Planeta

Mantendo o tópico da divulgação da arquitetura, temos como grande exemplo o livro, Cidades para um Pequeno Planeta, do Richard Rogers. O livro surgiu de uma série de palestras ministradas por Rogers através da rádio BBC em 1995.



Estas palestras foram formatadas neste livro, de linguagem acessível, diagramação inteligente, e de cores um tanto descontraídas.



Tivemos o prazer de ler novamente esta pequena jóia para realizarmos um trabalho para a disciplina de Evolução do Pensamento Urbanistico II, ministrada pela Professora Aline A. Cruz.

O objetivo do trabalho foi entender e identificar os conceitos urbanisticos contidos no livro, além de apresentar exemplos e aplicar a teoria na cidade de Juiz de Fora - MG.





Este trabalho foi apresentado no dia 18 de março de 2009.


Chegamos a conclusão que um livro, para se tornar referência teórica, não precisa ser carrancudo e inacessível.
A mensagem arquitetônica deve ser mais fácil de ser passada do que a científica, é óbvio, nós vivemos a arquitetura diariamente, já a astronomia, infelizmente (pra quem não sabe sou astrônomo amador), não.

A pergunta ainda continua no ar: O que devemos fazer para aproximar a arquitetura da população? Alguém aí já fez sua contribuição? Que tal pensarmos a respeito?

Nenhum comentário: