Todo ponto de vista é apenas a vista de um determinado ponto.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Temática da Cachoeira

Falling Water House - Frank Lloyd Wright


Encontrei esse desenho hoje enquanto arrumava minha bagunça. Estava eu, nos idos de maio desse ano, assistindo às aulas de teoria da arquitetura onde o assunto era a famosa Falling Water House, de Frank Lloyd Wright.
Claro que já conhecia a casa, o projeto, a história e a repercussão gerada por essa casa, mas no caso o assunto era sobre a composição formal do objeto.

Papo vai, papo vem, teoria daqui, conversa paralela ali, fiquei pensando o que eu faria se me dessem uma área com cachoeira e uma casa como programa para projetar e saiu esse desenho que agora vos apresento (uhul, agora tenho multifuncional para eternizar minhas idiotices!).

Para contrapor a FLW (como todo bom estudante jovem, eu tenho que ser contestador e arrogante), resolvi locar minha casa logo abaixo da cachoeira. Isso porque minha casa fica no Brasil, e vocês conhecem o maldito verão brasileiro (ainda mais se forem da região que eu venho, Cataguases, Leopoldina, Recreio - MG).

No caso, minha cachoeira é bem mais densa que a da casa de Wright, o que me possibilita fazer isso. Pensei em fazer uma piscina que desafiasse a gravidade e, ao mesmo tempo, o próprio curso da água, algo bem metafísico a lá Rem Koolhaas.
O abrigo para carros fica na parte superior do terreno e sua entrada é por uma escada locada a sua frente, como essas entradas de Bunker nazista.
O programa, sinceramente, não faço idéia. Foi só uma brincadeira afinal, coloquei só uma saída para respiração provavelmente para os banheiros, e um quintalzinho no nível inferior onde estariam voltados a cozinha e a área de serviço.

Enfim, é isso. Espero que Frank Lloyd Wright goste da minha brincadeira.

Falling Water Tupiniquim house

Nenhum comentário: