


Gerard Monnier é um dos historiadores de arquitetura mais conceituados no mundo hoje por ajudar a modernizar a produção acadêmica e o ensino de História da Arquitetura.
No ano passado o historiador francês deu uma palestra sobre a evolução técnica e conceitual da História da Arquitetura durante o sec. XX, na UFJF, uma aula que eu orgulhosamente assisti. Me lembrei dessa palestra enquanto ajeitava minha papelada e encontrei algumas anotações feitas naquele dia. Através dessas anotações, lembrei que havia feito uma pergunta ao historiador no final da palestra, só não lembrava que a resposta do professor era tão interessante. Transcrevo então, aqui, a parte final da anotação:
"Pergunta a Monnier: Qual a importância real de uma 'História da Arquitetura' para uma época onde aparentemente a população, ao menos a leiga, nem com a arquitetura atual se importa?
Resposta de Monnier: É uma batalha."
ps.: Lembrei de uma coisa engraçada nessa palestra. No momento em que eu fiz essa pergunta, a tradutora Traduziu a palavra LEIGA como NEGRA. Ou seja, pareceu que eu estava achando ruim da população "negra" não se importar com a arquitetura. Nisso o sr. Monnier arregalou o olho pro meu lado e, no momento em que estava pronto para gritar NAZISTA várias pessoas do auditório gritaram para a tradutora corrigir a frase! haeheahaeheaheahea Sufoco do cacete!
Nenhum comentário:
Postar um comentário