Todo ponto de vista é apenas a vista de um determinado ponto.

sábado, 12 de julho de 2008

Deixando as coisas claras - Pavilhão Sérvio

Pavilhão Sérvio - H. Gonçalves, N. Arsenic e U. Bonin


Loja FORMA - Paulo Mendes da Rocha


2001: Uma Odisséia no Espaço - Stanley Kubrick


_______________________________________
A algum tempo atrás, ouvi alguém me dizendo que a fachada do Pavilhão Sérvio (quem está boiando, veja aqui) era uma cópia da fachada da loja FORMA, do Paulo Mendes da Rocha.

Primeiramente, considero isso um elogio pois, sinceramente, para copiar o PMR eu teria que comer mto angu com feijão por uns 100 anos.

Mas, sim, a referência é óbvia. O Paulo Mendes da Rocha com a clareza de suas soluções e a consistência de seu trabalho é um dos arquitetos que eu mais admiro, assim como a loja FORMA é, para mim, uma de suas obras primas, e um dos projetos que eu mais me interesso. Para quem quiser saber mais, um ótimo texto sobre a Loja FORMA escrito pelo arquiteto Edson Mahfuz se encontra aqui.

Mas se essa questão gerou ao menos curiosidade, vamos esclarecer os fatos:


1- Antes de começar o projeto para o concurso, muitos pavilhões de outros países já haviam sido eleitos e expostos para o mundo, como vocês podem ver no site oficial da EXPO.
Vendo os pavilhões, vocês chegam a mesma conclusão que nós chegamos: no meio dessa euforia de excentricidade, coisa cada vez mais comum na arquitetura mundial de hoje, nós tinhamos que aparecer também, e isso sem espaço e sem dinheiro!

2- A Estrutura metálica do Pavilhão já existia no local, foi comprada pela Sérvia e uma das premissas do concurso era que seria interessante usar essa estrutura pré-existente para a já dita Economia. Portanto a solução prismática monolítica não foi gratuita, foi algo pensado em cima do que nós tinhamos.

3- O professor Nikola, que é sérvio, e que viveu os vários momentos da Sérvia em sua vida, a época da Grande Iugoslávia, os conflitos dos anos 90 e a redemocratização recente, era o maior doutor nesse assunto, e a sua idéia de "Monolito flutuante", foi o que norteou o projeto todo. Isso porque nós queríamos:

a - o Mistério, ninguém sabe o que é a recente Sérvia. Até pouco tempo era "Sérvia e Montenegro", a atual Sérvia é um dos países mais recentes do Mundo, quiçá o mais! Portanto, transformar esse mistério a respeito da Sérvia em arquitetura era primordial. A idéia do Nikola foi genial: Revestir parcialmente a estrutura de um material árido existente na própria Sérvia (no caso, granito preto), e fazer esse monolito flutuar, liberando assim o térreo, (o que também é importante como vocês verão no próximo item).

____Um grande monolito ortogonal flutuante para chamar a atenção: Paulo Mendes da Rocha encontrou o mesmo problema com a sua loja FORMA. A Avenida Jardins, um dos centro comerciais mais bombantes de São Paulo, é um amontoado de edifícios de formas e cores exóticas, como todo centro Comercial acaba sendo. PMR foi e então chamou a atenção sendo diferente, o mais simples possível. Seu Cubo minimalista chama mais atenção do que qualquer neo-TAj Mahal por ser diferente, simples assim.

b - O elemento que a Sérvia mais se orgulha atualmente não é nenhuma dança folclórica ou Edifício histórico: é sua recem-reconquistada DEMOCRACIA. Democracia diz respeito ao poder individual e, ao mesmo tempo, coletivo de decisão; diz respeito ao poder de ir e vir e fazer o que bem entender, é lógico, sem ultrapassar o limite dos outros, o que no caso são as leis. Portanto, ao mesmo tempo que elevamos o monolito do solo e criamos mistério, o solo é liberado para o ir e vir das pessoas, com detalhes em vidro entre os degraus para que essa transparencia fosse visual além de física.

____Paulo Mendes da Rocha precisava de um grande estacionamento para o público da loja. Liberando o térreo, colocando uma escada retrátil para o acesso da loja e, sem nenhum pilar descendo nesse espaço, mas pelas laterais, ele atingiu seu objetivo da forma mais completa possível. E, é claro, fazendo seu monolito flutuar, ele chamaria ainda mais atenção.

_________________________________

Aliás, a idéia do monolito ser usado como a "pergunta", ou o "mistério" é anterior. Kubrick a usa em seu maior filme "2001: Uma Odisséia no Espaço". O monolito que acompanha toda a evolução humana representada no filme tem as mesmas proporções de uma tela de cinema e é, na verdade, uma brincadeira semiológica do grande mestre para com o público. O monolito é a própria tela de cinema, é como se os personagens do filme percebessem que "nós" estamos os vendo, e daí lá vai filosofia.
_________________________________


Conclusão:


Como vocês podem perceber, fica clara a semelhança das premissas e dos problemas a serem resolvidos, em suas devidas escalas e proporções, é claro; e também fica claro o quanto o projeto da FORMA nos inspirou. Portanto, a localização do nome Sérvia foi, sim, uma homenagem a esse grande arquiteto. Nós tinhamos que dizer "Obrigado, Paulinho" de alguma forma!
Poderia estar em qualquer lugar, mas está lá, no canto inferior esquerdo.

Nenhum comentário: