Todo ponto de vista é apenas a vista de um determinado ponto.

sábado, 14 de novembro de 2009

A "mini-me" Savoye

Nunca falamos da obra máxima de Le Corbusier nesse blog talvez por não ter mais o que ser dito sobre ela.

É de conhecimento até do mundo mineral todos os pormenores dessa casa: todos conhecem o projeto, a história, as fofocas, enfim, todos já foram obrigados a fazer a algum trabalho sobre ela ao longo dos 5 anos de faculdade.

E se não foram, desconfiem!






Mas, para grande surpresa minha e da minha sala, algo inédito (para nós, ao menos) surgiu em um assunto despojado durante as aulas de P.A.

Nosso professor Fred Halfeld estava contando sobre sua visita à Villa Savoye, mas com enfoque principal na organização da visita, nos explicando como funciona uma "casa museu", até que ele solta sobre a existência de uma casa de caseiro... como assim?

Casa de caseiro na Villa Savoye?

Pra deixar a coisa mais esquisita, ele fala que a casa tem a composição e a linguagem completamente fiéis à casa principal e que, na verdade esse anexo seria o único exemplar construído da casa Mínimo Familiar.

Assim como o pessoal da sala ficou, vocês que não conhecem devem estar curiosos, portanto vamos às imagens da tal "casa do guarda e Jardineiro", cedidas pelo professor Frederico Halfeld do seu acervo pessoal. Desde já fica o agradecimento, valeu Fred!












Por mais sério que esse post precise ser, completando trabalhos de alunos de outras faculdades e períodos com essa informação, não consigo deixar de fazer essa comparação:



hehe

3 comentários:

Marcella Peixoto disse...

Sensacional!

Gabrielle disse...

muuuito boom! e eu achando que ja sabia de tudo da villa! ledo engano!

luciano l. basso disse...

estive lá. corbu era o cara!