Todo ponto de vista é apenas a vista de um determinado ponto.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

1ª Semana de Arquitetura CES/JF

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), é um curso que tem sua base montada sobre a horizontalidade integral das disciplinas, buscando sempre a construção do conhecimento através desta multidisciplinaridade. A disciplina de Projeto executa um papel fundamental neste processo, servindo de coluna vertebral do curso, com o foco na concepção espacial, e nas questões contempoâneas, além de TODOS seus docentes estarem profissionalmente envolvidos no mercado de tabalho.
O Centro Acadêmico Vanguarda vêm organizando a 1ª Semana de Arquitetura do CES/JF, e a data está marcada! De 11 a 15 de Maio, o campus vai estar preparado para receber grandes nomes da arquitetura nacional, e claro, a todos vocês que se inscreverem!
A Primeira Semana de Arquitetura contará com grandes palestrantes, como Hérmanes Abreu, Mário Biseli, Bruno Sarmento, Demetri Anastassakis, Sávio Guimarães, Fernando Serapião, Mônica Olender, José Ripper Kós, Roberto Afalo, Rogério Mascarenhas Mauro Campello, e claro vossos blogueiros favoritos Thiago Beck e Henrique Gonçalves!
O calendário oficial, data de inscrição, e o valor de inscrição estão para sair semana que vem, então fiquem ligados!
O endereço do blog onde vocês poderão acompanhar é http://faucesjf.blogspot.com
Aguardamos todos na semana de arquitetura do CES, porque a coisa vai ser quente!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Renzo Piano é o cara!

.



Depois de ter feito tudo o que fez,



o mestre italiano assumiu seu maior desafio...













Conseguir fazer um edifício legal com esses

MALDITOS TIJOLINHOS DE VIDRO!





Renzo Piano definitivamente é o cara!


Exibição de Filme - IAB / JF

Prezados(as) Colegas,
A Diretoria do IAB/JF tem o prazer de convidá-lo(a) para a exibição do filme "O Show de Truman", dentro do Projeto Cinema e Arquitetura, que acontece amanhã, dia 24 de abril de 2009, 6ª feira, às 20horas, no Anfiteatro João Carriço, na Av. Barão do Rio Branco, 2234 - 3º andar - Centro.
A entrada é gratuita e após a exibição haverá um debate com o professor M.Sc. Mauro Santoro Campello.
Dialogos Urbanos
No próximo dia 29 de abril de 2009, Dialogos Urbanos, promovido pelo IAB/JF, terá a palestra do prof. Fernando Fiorese, às 19 horas, no Anfiteatro João Carriço, na Av. Barão do Rio Branco, 2234 - 3º andar - Centro.
Contamos com a presença de todos(as).
Compareça! Divulgue!
Atenciosamente,
Diretoria do IAB/JF

domingo, 26 de abril de 2009

Dejavus Arquitetônicos XX (Edição comemorativa)

Velociraptor


Pista de Ski em Bergisel, Innsbruck - Zaha Hadid






O Grito - Munch



Escola do Porto, Portugal - Alvaro Siza




e que venham mais vinte! (pronto, acabou a viagem, pessoal, não tenho mais nenhum desse nipe no meu repertório).

Dejavus antigos aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui , aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

sábado, 25 de abril de 2009

25 anos de comunicação eletrônica

esse video do Yahoo, realmente da um friozinho na barriga daqueles que lembram do tom de discagem do modem...e das longas horas para se abrir o e-mail! e do Netscape então??? Ele era muito melhor que o Internet Explorer!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Video que merece ser visto



Vocês precisam ver esse vídeo - MESMO!

Dejavus Arquitetônicos XIX

Lagarta - não me perguntem a espécie




Viaduto sobre o rio Basento, Itália - Sergio Musmeci


ESSE SIM É VIAGEM! haehaeuhueahuehauehuea


Mas é o que eu disse, os viagens são os mais legais!


Dejavus antigos aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui , aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Brave New Spacial World (II)


CENA 3

Sala de Aula da Arquitetura - semestre 2 de 2037

PROFESSOR

Continuando nossa aula sobre a produção arquitetônica das duas primeiras décadas desse século, prosseguiremos na análise da obra pessoal de alguns arquitetos de maior relevância. Na aula de hoje, discutiremos a obra dos suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron. Como todos sabem, em um passado não muito distante, esses senhores octagenários compuseram uma brilhante dupla que...

SEBASTIAN

-cochichando com Sig-


Conta uma novidade, né...

PROFESSOR


Muitos da sala podem não saber de uma informação dessas, Sebastian.

SIG

Se esse alguém não sabe uma coisa dessas, ele tinha que ter, ao menos, a compostura de se dar um tiro na cabeça para que seus genes da burrice não passem para a próxima geração.

Risos na turma


PROFESSOR

Cochichar na altura em que vocês cochicham, a meu ver, também não é uma atitude muito inteligente.

Risos na turma.

PROFESSOR

Prosseguindo nossa análise, para uma melhor compreensão da obra dessa dupla, catalogaremos em duas partes distintas: a produção pré e pós Teatro da Ópera em São Paulo, Brasil. Essa divisão é importante porque foi no desenvolvimento desse projeto que os dois arquitetos começaram a se desentender.

May, uma das alunos, levanta a mão, no que é consentida por um aceno de cabeça do professor

MAY

Professor, sinto que essa sua necessidade de relacionar a vida pessoal com a produção profissional do arquiteto um tanto vulgar e incômoda. Gostaria de entender melhor o porquê dessa atitude.

PROFESSOR

Cara aluna, analisar a biografia do arquiteto é primordial. Primeiro, para entender o indivíduo, segundo para entender o meio e o tempo em que ele vive. Não, não sou determinista, mas acredito que são fatores relevantes em uma produção. Não dá para entender a produção de Michelangelo sem analisar sua relação com o Papa Julio II, ou a de Mies Van de Rohe com a srta. Farnsworth.

MAY

Mas esses são casos isolados.

PROFESSOR

Sim, são casos clássicos e exemplares, mas essa prática se aplica a qualquer produção humana: Paulo Mendes da Rocha e a ditadura militar brasileira, Louis Khan e suas inúmeras famílias, Frank Gehry e seu complexo por ser judeu no início de carreira e, enfim, a discórdia entre Herzog & de Meuron.

MAY


Mas...

PROFESSOR

Certo dia como qualquer outro, Jacques Herzog sai de sua casa um pouco alto devido ao abuso de álcool em uma festa familiar. Um estudante que estava passando faz umas perguntas para o sr. Herzog e grava a improvisada entrevista com um celular (todos aqui lembram o que é celular, não é?). Na entrevista, o sr. Herzog afirma categoricamente o quanto seu sócio é inútil e esforçado, e horas depois o vídeo vira hit no youtube.

SEBASTIAN

O que seria o youtube?

PROFESSOR

Quando eu era novo, ainda peguei essa porcaria. É um armazenador digital de vídeos, muito do rudimentar. Vocês não iriam gostar. Ainda usávamos internet! hehe

SEBASTIAN

Como um SDN-inc de vídeos?

PROFESSOR

Sim, mais ou menos isso. Sem, é claro, as toneladas de hologramas pornográficos ultrarrealistas.
Mas, continuando. Após o incidente com o youtube, a dupla se desintegra em poucos meses, a obra desanda. De Meuron prefere se manter em silêncio enquanto Herzog faz seguidos pedidos públicos de desculpas. A produção posterior dos dois sofre uma visível modificação: enquanto de Meuron prossegue numa linha muito semelhante, em criatividade e capacidade, ao que sempre fez, Herzog descamba em um trabalho fraco e desacreditado. A impressão que fica é a de que Herzog nunca conseguiu se recuperar de sua culpa, o que afetou e afeta profundamente o seu trabalho.

SIG

Interessante...

MAY

Mas essa é sua teoria! Isso é só uma suposição sua! Aliás, duas suposições suas: primeiro, a do trabalho ter caido de qualidade devido à melancolia do arrependimento; e segundo, a própria análise crítica do trabalho. É você que está dizendo que a obra posterior de Herzog é medíocre, e isso é pura subjetividade sua.

PROFESSOR

Sim

MAY

Portanto, uma análise biográfica só complica as coisas, dando mais asas à imaginação de teóricos como você, que imaginam tanto a causa quanto a consequência, nos distanciando da verdade. Assim, decido por descartar seu método.

PROFESSOR

Srta. May, vou te fazer uma pergunta e me responda com muito carinho.

Professor pensa por alguns segundos

De toda a produção humana, partindo da filosofia para a matemática, para a física, química, psicologia, história, geografia, medicina, retórica, enfim... TODA a produção humana até hoje, paupável ou não, escrita, cifrada, imaginada ou simplesmente tocada, pegando também toda essa minha aula e, inclusive, seu infame comentário sobre ela, que também pode ser considerado produção humana....

Professor pensa por alguns segundos

Me diga se dentro disso há algo que não seja subjetividade, se há algo que não é simplesmente uma opinião?

MAY

Silêncio

PROFESSOR

E então...

MAY

O Sig estava certo...

PROFESSOR

Sobre o quê?

MAY

Você é mesmo um cagão... apesar de isso ser só uma subjetividade minha e do Sig.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Dejavus Arquitetônicos XVIII

Loja Forma - São Paulo, Brasil - Paulo Mendes da Rocha

Nova Igreja em Foligno - Foligno, Italia - Massimiliano e Doriana Fuksas


Dejavus antigos aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui , aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Príncipe Charles arruma confusão - de novo

A gente sabe que o Príncipe Charles é um figurão que vive dando pitaco quando o assunto é arquitetura, e quando envolve nosso amigo Richard Rogers então, aí que o bicho pega (vide o ba-fa-fa da National Galery)

Desta vez o príncipe deu uma dedada bem na ferida quando no início de abril, enquanto participava de um encontro do RIBA, criticou o projeto do Rogers para o Chelsea Barracks, dizendo que ele prefere um esquema mais tradicional, em tijolos e pedras, criado por um de seus arquitetos favoritos, Quinlan Terry.

Agora alguns dos arquitetos de maior visibilidade no mundo, escreveram uma carta aberta ao Príncipe, dando uma chamada, e pedindo para ele parar de se meter no desenvolvimento do projeto do Rogers.

A carta na integra você leitor do dOOb encontra AQUI.

Sente só a lista de assinaturas da cartinha...

Lord Foster, Foster and Partners, London, Pritzker Prize 1999
Zaha Hadid, Zaha Hadid Architects, London, Pritzker Prize 2004
Jacques Herzog and Pierre de Meuron, Pritzker Prize 2001
Jean Nouvel, Jean Nouvel Architectes, Paris, Pritzker Prize 2008
Renzo Piano, Renzo Piano Building Workshop, Genoa, Pritzker Prize 1998
Frank Gehry, Gehry Partners, Los Angeles, Pritzker Prize 1989
Sir Nicholas Serota, Commissioner, CABE 1999-2006
Richard Burdett, London School of Economics
David Adjaye, Adjaye Associates,
London Deyan Sudjic, Director, Design Museum, London

A coisa promete esquentar ainda mais essa semana... vamos acompanhar!

ADDED: O nosso amigo Gabriel (que tem um blog bem bacana) comentou:
"o pessoal do plataformaarquitectura.cl produziu uma matéria bastante abrangente sobre o episódio:
http://www.plataformaarquitectura.cl/2009/04/17/chelsea-barracks-london-el-neoclasicismo-del-principe-carlos-contra-la-propuesta-de-lord-rogers/ "


Valeu Gabriel!

sábado, 18 de abril de 2009

Brave New Spacial World (I)


CENA 1

Sala de Aula da Arquitetura - semestre 2 de 2037

PROFESSOR


(...) Portanto, concluindo nosso capítulo: após a morte de Richard Rogers, em 2018, juntamente com o lançamento do livro " O Planeta nem é tão pequeno assim" (em inglês, Small Planet, Why?), as questões ambientais e ecológicas dentro da Arquitetura e Urbanismo sofreram um forte abalo, encerrando talvez mais um capítulo da nossa recente arquitetura.
Alguma pergunta?

- Sebastian, um dos alunos, levanta a mão, no que é consentido por um aceno de cabeça do professor -

SEBASTIAN

Professor, volte ao holograma cinco, por favor... obrigado. Nessa parte da matéria, o senhor nos sensibiliza para a questão da invenção do hidro-núcleo, em 2013, um motor atômico portátil à base de água, e de como ele resolveu todas as questões de poluição atmosférica, deixando, assim, edifícios verdes em desuso. O hidro-núcleo só foi criado devido ao nosso alto nível de consciência ecológica... portanto, na minha opinião, a arquitetura verde conseguiu alcançar seu objetivo.

PROFESSOR


De certa forma, sim. Como um organismo saudável, ele gerou frutos, respondeu às suas perguntas e após isso veio a falecer. Classe, quando digo que um movimento chegou ao fim, não quero negar seu legado...

SIG

Mas, professor, como saber quando algo está morto? Se tudo o que produzimos agora é baseado na produção anterior, se não houve rupturas, se mais uma vez não surgiu nenhuma vanguarda, se o mundo ainda é comandado por velhos, ainda vivemos o mundo de Rogers.

PROFESSOR


Creio que não, Sig. Você é filho de seu pai, mesmo saindo dele, tendo herdado todas as suas características, e começando do ponto de partida deixado por ele, você ainda é filho. Lembra-se de quando você comprou um pacote de memórias, semestre passado, e distribuiu para a turma?

SIG

Sim.

PROFESSOR

Essas memórias de viagens produzidas por empresas especializadas, inseridas em nossos cérebros através de um complexo sistema digital-neural (SDN) nos transmitem sensações, cheiros, sentimentos, temperaturas, ou seja, nos transmitem o mais perfeito simulacro de realidade já imaginado pelo homem.

SIG

Sim.

PROFESSOR

Se você sentiu Paris, andou por Paris, teve percepção temporal de Paris, passando alguns dias por ela, eu te pergunto, qual o motivo de você ir à Paris real?

SIG

Mas isso democratizou viagens, lugares, enfim, a vida...

PROFESSOR

E você vê vantagem nisso? A mulher mais perfeita, a viagem mais plena, o espaço mais sagrado, o momento mais único, tudo agora pode ser dividido em 12 vezes. Democratizar e banalizar talvez sejam a mesma coisa.
Definitivamente nós não vivemos mais nos tempos de Rogers. Para nossa geração, pouco vai importar quanto mais tempo o mundo ou a natureza irão durar.
Creio que nos deparamos com uma pergunta muito mais ingrata e amarga de responder.
Tenho saudades de quando nossas preocupações eram unicamente espaciais, materiais, detalhamentos, fluxogramas ou o uso inteligente da água.
Enfim, melhor não lamentarmos, a aula está terminada e vocês liberados.

- todos saem da sala, professor fica para guardar o Hollogram -
__________________________________________________
CENA 2

Cantina da Faculdade - Sebastian e Sig lancham em uma das mesas

SIG

(após alguns segundos de meditação)
De boa, esse professor é um cagão.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Lourenço | Sarmento Arquitetos em publicação Internacional



Os arquitetos PC Lourenço e Bruno Sarmento, ambos docentes da FAU CES/JF, tiveram mais um projeto publicado.
O livro 1000x Architecture of The Americas, é mais um na série 1000x, que é mundialmente reconhecida. Cada projeto foi representado em uma página, estando a residência LM dividindo espaço com os maiores nomes da arquitetura contemporânea!
Nossos parabéns aos arquitetos e toda a equipe!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Leite derramado




perdeu prayboy,

agora já era!

domingo, 12 de abril de 2009

Peter Zumthor - Pritzker 2009


Esses suíços estão com tudo!

Link para o site do prêmio aqui!

Hell yeah!

Só para constar, Zumthor ficou com 9 votos na nossa enquete, sendo Libeskind empatado com Calatrava o ganhadores... rapazes não foi dessa vez.

ps.: ainda bem q eu não apostei nada no SANAA!

ps2.: antes do arcoweb e do vitruvius! uhuhuhu, quem le doob sai na frente!

Feliz Páscoa

O dOOb deseja a todos os leitores uma FELIZ PÁSCOA!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Aquela cortada que você tomou no PA I ....




...guarde a idéia com você por uns 10 anos, depois faça uns renders (nem precisa ser muito bacana).

Te garanto que pelo menos uma matéria na globo.com você descola!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Semana da Arquitetura no CES


Pessoal, já venho dando o aviso que na semana de 11 a 15 de maio, vai rolar no CES/JF (faculdade onde estudamos!) a semana da arquitetura. Vai ser uma semana muito bacana, com uma série de workshops e palestras com nomes de peso da arquitetura nacional. Ainda não foi divulgado o calendário oficial, mas posso adiantar que a equipe dOOb (Henrique e eu) vai cobrir o evento, além de ministrar um workshop sobre divulgação da arquitetura pela internet e blogs.
Aproveito esse aviso já pra convidar a todos estudantes e profissionais de arquitetura da região, e quem mais quiser aparecer!

Assim que o calendário sair, postaremos!

Contamos com a participação de vocês!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Dejavus Arquitetônicos XVII

Biblioteca pública de Villanueva, Colombia - Meza + Piñol + Ramirez + Torrez


Vinícola Dominus, California -EUA, Herzog & de Meuron


Dejavus antigos aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui , aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Bucci no Arch Daily

Não percam a opotunidade de conhecer melhor este trabalho de grande espacialidade do Angelo Bucci e Alvaro Puntoni.
Isto é arquitetura contemporânea legitimamente brasileira.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

1 minuto

FORREST GUMP, em 1 minuto!



KILL BILL, em 1 minuto!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Casas de Contêiner

Inspirados por montanhas de contêiners inapropriados, ocupando imensas áreas uma série de arquitetos encontraram neles soluções criativas.






O re-uso gerando arquiteturas, no mínimo curiosas.
Mais aqui