Todo ponto de vista é apenas a vista de um determinado ponto.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Jovens prodígios

Michelangelo, ao esculpir a Pietá, teve tanto medo do mundo não acreditar que a obra era da autoria de um moleque de vinte e poucos anos, que assinou sua estátua ("Michelangelo Buonarotti Fez" na alça do vestido da Nossa Senhora), aliás sua única obra assinada.




Caravaggio dominou o panorama artístico italiano antes mesmo de chegar aos 30, mesmo sendo o mais bêbado, homossexual, maloqueiro e irresponsável artista da história, isso tendo a Santa Madre Igreja como cliente.





Kurt Cobain escreveu uma obra prima com 23 anos. Podia morrer com dignidade aos 27 ou sobreviver até os dias de hoje, fazendo shows beneficentes em prol do Tsunami dividindo o palco com Good Charlotte. Escolheu ser digno.







Rimbaud escreveu toda sua obra até os vinte um, revolucionando toda a visão de Poesia conhecida até então. Rimbaud era um gênio tão completo que ficou de saco cheio da sua própria genialidade, largou tudo dizendo que poesia era coisa de otário e foi ser mercador de especiarias na África.
Conduzindo Caravanas por todo aquele explêndido Continente, morreu aos trinta e quatro com uma infecção na perna e ainda de saco cheio com a poesia.







Jesse James gostava da vida na fazenda, até que fuderam com ele. Além de não deixar barato com a empresa ferroviária que confiscou as terras de sua família e mataram sua mãe e irmãs, se tornou o maior bandido americano do Sec. XIX, e com o apoio incondicional da população. Um verdadeiro gênio do gatilho e das relações públicas.
Morreu pelas mãos de um certo covarde antes mesmo dos 35 anos.



O mundo tem centenas de exemplos de jovens prodígios

mas também de Grandes Mestres.

Nessa lista de jovens prodígios muito bem poderia entrar Mozart, John Hughes, John Kennedy, Basquiat, Ayrton Senna e inclusive JC.

Numa outra lista tão grande quanto essa, entrariam os grandes mestres, senhores que só atingiram a maturidade plena com o tempo, como bons uísques, e não surgindo de supetão. Desses, cito alguns como Camões, José Saramago, Ticiano, Machado de Assis, John Ford e inclusive o próprio Michelangelo que conseguiu ser, tanto prodígio aos 20, quanto mestre aos 80.

Mas Michelangelo não é algo para ser catalogado, vamos convir.


Agora trazendo essa discussão para nossa área:
Os grandes mestres da arquitetura eu sei de cor e salteado.
Mas quem para vocês seriam os jovens prodígios da arquitetura hoje, no Brasil e no mundo?

2 comentários:

luciano l. basso disse...

puta texto!!! mas na arquitetura, mesmo historicamente falando... quem fez grandes coisas, com continuidade e consistência antes dos 40???

será que conseguimos listar 5?

e na boa, no Brasil tá é difícil achar "velhos prodígios", imagina jovens... hehehe...

abraço, baita blog o teu!!!

jaime maggi disse...

Caro cara.
li, concordo em partes, discordo em outras, Kurt não foi algo, e sim destruiu algo, o Rock. certos "pequenos mestres" se fuderam pois eram piás de mais para entender que o cérebro não achou ainda seu limite, e certamente nem tu, nem eu, nem a Terra, viverão para apreciar tal fato. e por serem jovens, fizerem merda pois acharam que sabiam de mais, sendo que na real, não sabiam a metade do que poderiam. não acho que verás meus textos de maneira tão política quanto vi os seus (por bairrismo meu) mas há coisas na aquitetura que jamais veremos, sempre sem novos nem velhos "supetõs" cognitivos ou não! http://coisasemeio.blogspot.com/