Todo ponto de vista é apenas a vista de um determinado ponto.

sábado, 9 de agosto de 2008

Olimpíadas 2008 - Sobre o basicão



Depois que a gente entra na Arquitetura, todos os seus amigos acham q você já sabe muito da parada, não importa em qual período você está ou que merda de aluno você é, ou não é, arquitetura, decoração, urbanismo e infra-estrutura você passa a entender automaticamente quando entra na faculdade.
Estou sentado com meus amigos em algum lugar, eles perguntam pra que serve aquele negócio lá em cima, que está segurando o telhado, ou qualquer coisa do tipo. Por orgulho você responde, sabendo ou não. Na maioria das vezes você sabe mesmo, mas mesmo quando não faz idéia, não entrega, logo pensa - eles não vão saber mais do que eu, daí você usa a lendária técnica do "pensando em voz alta", e começa a especular sobre o objeto. Se você é bom na oratória, seu estudo teórico em voz alta acaba soando para seus amigos ou familiares como uma explicação.

Com essa coisa de jogos olímpicos, Copa do Mundo de 2010, tudo isso acontecendo sempre alguém vem me perguntar se o Brasil tem como fazer bonito em 2010 na Copa ou em 2016 nas Olimpíadas com o Rio Candidato, essas coisas. Claro que vou responder alguma coisa, claro que vou emitir alguma opinião! Faço arquitetura ora bolas. Para responder, acabei adaptando uma expressão bancária, sempre respondo:

- O basicão até que rola.
- Como assim basicão?
- Ah, o basicão né. Não vai esperando que vamos ter trem bala ligando Rio a SP, ou metro levando todo mundo na porta do Maracanã, ou um planejamento perfeito elaborado a risca imaginando melhorias na cidade em etapas que durem mais de 20 anos. Basicão só, passa um calzinho no meio fio, leva os mendigos pra uma granja no interior e é show, touchdown!

Isso eu respondia até ontem, dia 8/8/08.

Depois daquela abertura, todos os meus parâmetros mudaram. Beijing fez o que antes era top, ser o basicão de agora. Agora, na minha cabeça, o basicão é a Copa de 2006, a Olimpíada de Atenas: pobre, mas limpinha. Colocaram o "Estadio Ninho" em pé, como prometeram; colocaram o ginásio "Cubo de Água" em pé, como prometeram. Gastaram mais na festa de abertura do que o orçamento de um blockbuster hollywoodiano, realmente fiquei bolado.
Agora, na minha cabeça, e no que eu vou responder para os outros, a situação ficou assim:

China 2008 - topzão

Atenas 2004, Barcelona 1992, etc. - basicão

Brasil 2010 ou 2016 - Favelão



ps.:
sem entrar em questões políticas, humanitárias, nada. Falando apenas de organização e pirotecnia. Nada contra os monges tibetanos.

Nenhum comentário: