Todo ponto de vista é apenas a vista de um determinado ponto.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Posto 12 - Blog sobre a Arquitetura carioca


repassando a mensagem:

"Caros,
meu envolvimento com a disciplina de História das Cidades me levou, nestas férias, a criar um blog sobre o Rio: www.posto12.blogspot.com
O resultado tem sido uma experiência despretensiosa mas bastante estimulante, na qual espero de alguma maneira envolver também os alunos este semestre.
Sugestões, comentários e divulgação serão muito bem-vindos, é claro.
Abs a todos e obrigada,
ALN'"

O link do blog já se encontra na lateral direita da página, junto ao "Minha lista de Blogs".

Não preciso nem falar sobre o conteúdo, vejam por vocês mesmos!

Agradecimentos ao professor Álvaro pela dica.

Desejamos boa sorte à professora Ana Luisa Nobre na nova empreitada!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Lucio Costa 27-02


Vale aproveitar a data de nascimento para lembrarmos um pouco do nosso maior mestre.

Se estivesse vivo, hoje, Costa faria 107 anos.

Do doob, o nosso mais profundo respeito e admiração.

Foto de Ana Lúcia Arrázola .

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Boa Notícia para o dOOb!

O vista doob servador está marcando presença no mundo blogosférico de lingua portuguesa!
Estamos linkados no site As Últimas, que reúne de maneira muito direta e interesante os blogs e sites mais visitados da internet, catalogando e agregando as informações mais visitadas!


Dentro do tema ARQUITETURA, figuramos entre os blogs mais respeitados do país, como os indispensáveis: blog do Alencastro, A barriga de um arquitecto, o blog do nosso amigo Marcão da Revista Crise, o Parede de Meia do mestre Fernando Lara, e de muitos outros blogs classe A, o que só nos enche de orgulho!


Aproveitamos para agradecer a surpresa para o responsável do As Últimas! E também aos responsáveis por nossa inclusão: Nossos leitores! Muito Obrigado!


Vale lembrar ao Ultimas! que seu cenário da blogosfera arquitetônica não estará completo enquanto não estiverem presente os fantásticos blogs Falando de Arquitetura (do Edson Mahfuz), o Marlene Acayaba (da Marlene, oras), o Arquiteturas (do Luciano Basso), o Rossin SP (do Rossin) e o Architecture (do Alberto).

Desses citados, no caso, são os mais próximos ao dOOb e os que mais forte tenho em minha memória, pois ainda existem muitos outros blogs fantásticos a serem garimpados!

Fica aí a dica para o site!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

De volta ao tempo das Cavernas


No melhor estilo Flinstones, uma família do Missouri comprou a cinco anos atrás uma caverna, e desde então transformaram-na em seu lar. A casa tem aproximadamente 1580m², e era usada como um local para shows musicais.

Fica bem claro que não houve projeto para a casa, sendo toda sua parte construída empiricamente. Aposto que muita gente adoraria ter um cliente pedindo pra projetar sua casa dentro de uma caverna!
Por conta da crise econômica, a família está vendendo a casa no ebay, onde eles também acharam a caverna à venda, por míseros US$300.000,00! O que hoje daria uns R$711.000,00!

As fotos mostram a casa em etapa de construção.







Lembrando que quem comprar a casa, ganha de brinde um cinto de utilidades e as chaves do Batmóvel! (brincadeirinha)

Exposição COOP HIMMELB(L)AU

BMW CENTER

O Escritório COOP HIMMELB(L)AU montou uma exposição dos seus trabalhos nos últimos 40 anos, que terá como título: COOP HIMMELB(L)AU: Beyond the Blue, um trocadilho com o nome do escritório (pra quem faltou a aula de história: COOP de cooperativa e HIMMELB(L)AU de céu azul com o L e construção com nuvens sem o L). A exposição incluirá aproximadamente 200 maquetes, posicionadas como uma paisagem urbana, além é claro de pirotecnias expositivas. A exposição se torna uma crítica ao planejamento, propondo soluções para os diversos problemas urbanos. A exposição será em Columbus,Ohio - Estados Unidos.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Post em ritmo de Carnaval

Viajo daqui a meia hora para curtir o carnaval, mas antes disso um último post relacionado!
Por míseros 2,5 milhões de reais, essa é a nova aquisição da nossa querida Ivete Sangalo. "Demolidor 3" é o trio que acompanhará a rainha do Axé no carnaval 2009. Veja algumas imagens internas:









Meus sinceros parabéns ao arquiteto que conseguiu colocar tanta coisa dentro de um caminhão, isso sem contar toda a parafernália necessária para a banda tocar!

Valeu galera!

Awey!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Fogo de Fachada


Aparentemente aquele dramático incêndio do Hotel Mandarim foi apenas superficial e o que pareceu ser tão sério foi apenas a fundição das placas de zinco que revestiam o edifício.

Porém há quem diga que não tem como a estrutura ter saído ilesa desse desastre e que o prédio, mesmo que ainda esteja de pé, está inutilizado e passou dessa para uma melhor.

J. Sebastian do arch daily no entanto vê sentido na versão das placas de zinco como amplificadoras do incêndio, pois na sua opnião nenhuma estrutura poderia resistir a um incêndio daquela magnitude sem tombar.

Não sou expert em incêndios (e nem quero ser), portanto prefiro esperar as cenas do próximo episódio, observando e repassando.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Sucesso aonde, coleguinha?



Zapiando pelos canais da TV aberta vejo a Globo anunciar o filme Elektra (Fox, 2005) como a atração do seu Festival de Sucessos.

Peraí

Sucesso?

Elektra?

Aonde?


_________________________________________
Sucesso de Crítica?

De acordo com renomado site de críticas Rotten Tomatoes, onde centenas de críticos de todo o mundo estão cadastrados, a porcentagem de notas positivas (cada crítico pode dar entre 1 e 5 estrelas, sendo 3 estrelas considerado positivo) para filme Elektra é de 9%.

9%!

Para se ter uma idéia do que isso significa, nem lixos tremendos como Quarteto Fantástico ou Motoqueiro Fantasma (pegando exemplos quadrinísticos para melhor comparação) conseguiram ir tão mal, ficando com 26% e 28% respectivamente.



_________________________________________
Sucesso de Público?

Sendo bem seco e direto, o filme custou 46 milhões de dólares e seu Box office foi de U$ 23 mi aproximadamente. Ou seja: não pagou nem as próprias calças.

Homem de Ferro, por exemplo ( e mais uma vez quadrinístico) fez 72 milhões só no primeiro fim de semana em cartaz.

Se nem público e nem crítica gostaram dessa porcaria de filme, eu gostaria muito de saber aonde a Globo enxergou esse tal sucesso.

Dejavus Arquitetônicos XVI

Residência Observatório - Sylvio de Podestá


Residencia em Ticino - Mario Botta


Não me importo que seja leviana, essa série é meu xodó! hehe

Dejavus antigos aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui , aqui, aqui, aqui e aqui.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

RESULTADO DA PESQUISA

Com quase 100 votações, terminou a poucos momentos a primeira pesquisa dOOb 2009, e com resultados no mínimo curiosos.



Com a pergunta "Qual foi, na sua opnião, o principal motivo para o vanguardismo da arquitetura brasileira ter se perdido nas últimas décadas?", nossa enquete buscou mostrar o que nós, estudantes e arquitetos de hoje, pensamos sobre o passado da nossa área. A pesquisa durou 1 mês, iniciando em 15 de janeiro de 2009 e se expirou hoje, 15 de fevereiro de 2009, e teve 95 votações




Deixando claro, não criamos essa pesquisa para descobrir nem esclarecer nenhum ponto histórico, mas sim para investigar o que nós pensamos hoje. Os fatores que nos levaram a perder nossa posição de destaque na Arquitetura mundial provavelmente são muito mais intrincados e menos óbvios do que esses que separamos, mas esses que separamos como opções são os mais recorrentes nos debates acadêmicos e nas nossas conversas de bar.

Portanto, sem mais delongas, vamos aos resultados:






AS DIMENSÕES CONTINENTAIS DO BRASIL
- 2 votos - 2%

Motivos para estar na enquete: O Brasil sofre do fenômeno sócio-político definido como a "Sindrome da China", quando um país é tão vasto e culturalmente rico que ignora de alguma forma a cultura de seus vizinhos e se volta para dentro. Potencializando ainda mais esse fenômeno, o fato de ser o único país da America Latina que fala português, o que nos deixa bem de lado das discussões e debates arquitetônicos que nossos vizinhos produzem.
Além disso o nosso tamanho físico e cultural diminui a possibilidade de diálogo entre escolas de arquitetura de diversos pontos do país, permitindo vácuos de provincianismo como o fato das nossas mais importantes revistas de arquitetura só publicarem filhotes da escola paulista, que em nada representam tudo o que é produzido de arquitetura hoje no país.
Ignoramos então a única vantagem de sermos grandes, que é o nosso prularismo cultural arquitetônico.

Comentário sobre o resultado: Acho q fomos mal compreendidos, só isso explica o fato dessa opção ter sido votada apenas duas vezes. Não que consideremos essa opção como a mais certa, mas na minha opinião é uma que merecia melhor desempenho.
________________________________________________







A INSTABILIDADE ECONÔMICA - 4 votos - 4%

Motivos para estar na enquete: Arquitetura é um hobby caro por natureza, e o auge da arquitetura moderna brasileira, os anos 50, foi um periodo de grande prosperidade e crescimento.
Portanto a associação é natural, ainda mais se levando em conta que os anos 80 e 90 com hiperinflação, congelamento de preços e roubo de poupanças não são tão bem lembrados por nós.

Comentário sobre o resultado:
Dessa vez entendemos a pouca expressividade dos votos nessa opção. Claro que o fator econômico é importante, mas não é o dominante. Ao mesmo tempo em que temos exemplos como o Chile que está alcançando seu explendor arquitetônico agora com o país prosperando a mil, temos a Bauhaus que surgiu em uma Alemanha num terrível entre-guerras.
_______________________________________________






A DITADURA MILITAR - 8 votos - 8%

Motivos para estar na enquete: Lugar tão comum quanto Oscar Niemeyer, quando em se tratando da quebra do desenvolvimento da cultura brasileira, a ditadura militar com seus orgãos de sensura e sua repressão tem, sim, sua boa parcela de culpa.

Comentário sobre o resultado:
Dada a importância desse tema na discussão geral da cultura brasileira, seja na música, no cinema ou na arte, é claro que esperava que também tivesse peso quando o debate fosse arquitetônico. Artigas foi perseguido, Paulo Mendes da Rocha juntamente com outra leva de professores foram expulsos das faculdades. Todo um processo, uma escola e uma tradição foi interrompida e tudo o que essa geração acreditava como certa foi posto em cheque. Dado isso, a ponte entre os mestres e a nova geração foi de certa forma quebrada, o que abriu possibilidade para tamanho vácuo.
Consideramos particularmente essa a mais relevante das opções apresentadas.
__________________________________________________







O PÓS MODERNISMO - 13 votos - 13%

Motivos para estar na enquete: Se o auge da arquitetura brasileira foi no modernismo, e o pós modernismo surgiu após a crise do modernismo, logo surge o raciocínio de que o pós modernismo com suas filosofias e novas práticas seriam agentes catalizadores da crise do modernismo brasileiro.

Comentário sobre o resultado: Inserir culpa no pós modernismo quando o tema é a arquitetura mundial até soa plausível, mas no Brasil? O debate pós moderno chegou até nós com décadas de atraso e nossa geração po-mo parece ter muito mais méritos para celebrar do que pecados para julgar. Particularmente felizes pela pouca expressividade das votações nessa opção.
_______________________________________________








OSCAR NIEMEYER - 14 votos - 14%

Motivos para estar na enquete: Clichê máximo quando se toca nesse assunto mas verdadeiro e plausível como todos os clichês, Oscar Niemeyer à medida em que se tornava um símbolo, ofuscava (e ofusca) tudo aquilo que representava. Assim como a sombra de uma grande árvore não deixa grama crescer à sua volta a mídia e as publicações arquitetônicas, na tentativa de cobrir toda sua produção, acabaram fazendo injustiça com outros grandes nomes da arquitetura brasileira e praticamente ignoraram a geração seguinte.

Comentário sobre o resultado: Por ser o lugar comum que dá mais ibope nesse tema, apostaria minhas calças que o Niemeyer ganharia essa enquete. Não que eu acredite nisso, afinal a culpa é nossa de carregarmos essa necessidade de sempre ter um rei: Rei Pelé, Rainha Xuxa, e ignorarmos todo o resto. Mas enfim, se a culpa foi dele ou não, não foi foi o que a pesquisa respondida por vocês apontou.
______________
_______________________________







A FALTA DE CULTURA ARQUITETÔNICA E GERAL DO BRASILEIRO MÉDIO - 54 votos - 56%

Motivos para estar na enquete: Assim como na degustação de vinhos, a boa espacialidade não é algo apreciado ou mesmo percebido por todos.
E, mesmo quando o indivíduo tem um grau de escolaridade elevado, é muito comum que ele não tenha senso ou percepção alguma para a Arquitetura, preferindo se ater a questões mais óbvias, materiais e vísiveis como revestimentos em granito, vidros espelhados, telhados, "casas com cara de casa", capitéis jônicos e quaisquer outros tipos de ostentações vulgares, do que deixar que o arquiteto desenvolva questões mais relevantes como a luz, o espaço, a forma ou até mesmo a funcionalidade do objeto.

Comentário sobre o resultado: Realmente intrigante. Mais de 50% dos votos foram logo para a opção que julgamos a menos correta. Não estamos aqui para defender o brasileiro médio, apenas constatando um raciocínio óbvio: no auge do modernismo a cultura arquitetônica e geral do brasileiro médio era igual ou pior a da que nós encontramos hoje, muito provavelmente pior. Então não há lógica alguma em descarregar a culpa nessa opção. Mas enfim, deve ser mais fácil culpar o brasileiro médio do que qualquer outra coisa.




Pois então termina aqui a nossa pesquisa.

Esperamos que tenham gostado!

Aguardem novidades!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Dejavus Arquitetônicos XV

Cenário do Globo Reporter 2009 - Estudios Rede Globo Jacaré Paguá (Projac)



Centro Cultural Jean Marie Tijbaou - Renzo Piano

Dejavus antigos aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui , aqui, aqui e aqui.

A Pedidos - Curtas do Jorge Furtado



O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA:


parte 1:


parte 2:


ILHA DAS FLORES

parte 1:


parte 2:



___________________________________
Desculpem-nos mais uma vez por tangenciar o tema da Arquitetura em si, mas a abrangência do nosso tema de Projeto desse semestre (Habitações sociais) não nos permite um atrelamento tão rígido. Citando Takehiro Inoue, quem vê a folha não vê a árvore e quem vê a árvore não vê a floresta.

Pra quem não conhece esses trabalhos vale a pena ver. São obras fantásticas desse diretor brasileiro que merecia ser mais lembrado e celebrado.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

E o salário ó!


Cliquem para aumentar, essa é importante ler. Saber do problema é o primeiro passo.


E para quem não entendeu o que esse tipo de post está fazendo aqui, em um blog estudantil de arquitetura, Parafraseio Stanislaw Ponte Preta:


Quem não acha que arquitetura tem algo a ver com política, ou não entende nada de arquitetura ou não entende nada de política.


Repassem.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Humor chinês






Se rolassem piadinhas sobre as enchentes em Santa Catarina o Arnaldo Jabour teria um pití.


Mas China é China.

Aula Inaugural - ADIADO

Por motivos operacionais (cancelamento de Vôo) o arquiteto Marcelo Willer, não irá palestrar hoje.
O evento fica adiado até novas informações.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Coisas da vida - CCTV complex on fire!


Sexta feira passada o Rodolfo, meu colega de faculdade perguntou se eu tinha algum material sobre o CCTV do OMA, para ele usar em seu Estudo de Caso de PA VI.
Hoje mais cedo, por acaso, encontrei alguma coisa e mandei pra ele via orkut. Horas depois, estou eu navegando pela blogosfera arquitetônica e me deparo com a notício do incêndio do Hotel Mandarim, parte do complexo do CCTV, no Parede.

Que coisa!

Para quem não viu, aí vão algumas imagens do incêndio e vídeos. Parece que a coisa foi pesada!

E fazendo eco ao que o professor Fernando Lara disse, vamos torcer para que ninguém tenha se machucado e deixemos o debate sobre o futuro da Arquitetura do Espetáculo para depois!
=)




Aula Inaugural - MARCELO WILLER - Encaminhando E-mail do Coordenador PC



Prezados Representantes de Turma e do CA Vanguarda,
Seguem as informações sobre a Aula Inaugural do semestre 2009/01. Peço a gentileza de divulgarem entre todos os colegas.
- Palestrante: Arqto. Marcelo Willer - AlphaVille Urbanismo
- Data: 11/02 - quarta-feira
- Horário: 16:30
- Local: Auditório Arnaldo Janssen - Campus Academia
Obrigado!!!
Abs,
P.C. Lourenço
Coordenador Arquitetura e Urbanismo CES/JF

dOOb'ama

Vai nossa pequena homenagem, um pouquinho atrasada! hahaha

good luck, bro!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Arquiteto pra que?





















Agradecimentos à professora Aline!