Todo ponto de vista é apenas a vista de um determinado ponto.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

"Os Mármores", A próxima novela das 8



A Grécia inaugura neste sábado o novo Museu da Acrópole, onde espera receber 2,5 milhões de visitantes ao ano. O novo museu é também uma peça importante na longa campanha grega para trazer de volta ao país os Mármores de Elgin, atualmente no Museu Britânico, em Londres.

O termo Mármores de Elgin se refere à coleção de esculturas levada da Grécia para a Grã-Bretanha em 1806 por Thomas Bruce, Lorde Elgin. O Lorde era na época embaixador britânico junto ao Império Otomano, de quem obteve autorização para retirar as peças do Parthenon. Posteriormente, as peças foram adquiridas pelo governo, tornando-se uma parte importante do acervo do Museu Britânico. O retorno das peças é um antigo ponto de discórdia entre os dois países, com a Grécia chamando de pilhagem o que os britânicos defendem como posse legal. Além das peças do Parthenon, Elgin levou peças do Erectéion, um dos edifícios que faziam parte do conjunto e que foi avariado durante a guerra da Independência Grega, os Propileos e o Templo de Atenea Niké.

Em entrevista à Reuters, o ministro da cultura grego, Antonis Samaras, disse que o novo museu deve ser um catalizador para a repatriação dos mármores levados há 200 anos. Além da questão quanto à legalidade da ação de Lorde Elgin, outro ponto usado na discórdia sobre o retorno das peças é o argumento de que a Grécia não teria um lugar adequado para os mármores. O novo museu, que custou 130 milhões de euros, reservou para as peças uma galeria envidraçada instalada em ângulo com o Parthenon, localizado 300 metros acima na colina, onde as peças retiradas serão representadas por réplicas em gesso, deixando claro a importância de sua ausência.

Uma das opções para que os Mármores de Elgin sejam vistos no novo museu seria um empréstimo por parte do Museu Britânico. O diretor da entidade, no entanto, já deixou claro que a viagem ocorreria somente como um empréstimo, e desde que o governo grego reconheça que o Museu Britânico é o proprietário legal das peças. Os britânicos também alegam que a devolução dos mármores abriria um precedente para que museus de todo o mundo tivessem de devolver peças de suas coleções. Enquanto o impasse continua, os turistas podem visitar o acervo do novo museu, incluindo uma caminhada sobre um piso de vidro que revela uma escavação arqueológica abaixo dele, ao preço de 1 euro a entrada.


fonte

_______________________________________________________


ps 1.: Relembrando nosso saudoso Nassau, é mais fácil um boi voar do que esses mármores voltarem à Grécia sem que seja a título de empréstimo.


ps 2.: Falaram muito sobre incapacidade da Grécia em cuidar desse patrimônio histórico, mas o que se provou nesses últimos 200 anos é que ambos os países foram passivos de erros grotescos de restauração.


ps 3.:
"Os britânicos também alegam que a devolução dos mármores abriria um precedente para que museus de todo o mundo tivessem de devolver peças de suas coleções." Britânicos estúpidos, essa é a idéia!

Nenhum comentário: