Todo ponto de vista é apenas a vista de um determinado ponto.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008




Francisco Bolonha
As 4 Estações, de Portinari



Conhecem o Edifício Juiz de Fora? Onde tem esse painel? Pois bem, é um dos marcos modernistas da cidade, projetado por Francisco Bolonha, arquiteto paraense naturalizado no Rio, discípulo de Affonso Eduardo Reidy. Abaixo o trecho final da sua entrevista derradeira antes da morte, aos 82 anos, em 2006.

A entrevista me marcou por essas respostas tristes feitas por Bolonha, o que sobre isso não tenho nenhum comentário a fazer, só deixando mesmo o registro.

Interessante só descobrir Bolonha na faculdade sendo o seu prédio um dos mais memoráveis da cidade.

Aqueles cavalinhos, o mural do Portinari, todos esses elementos marcantes na vida de qualquer juizforano são resultados de sua arquitetura ligada às artes, de uma veia modernista sedimentada por Niemeyer & cia, que ajudou a formar o que hoje conhecemos como o calçadão de Juiz de Fora (a.k.a. Juix de Fora).




Desculpem pela ma edição das fotos, do péssimo enquadramento do edifício e da foto do arquiteto estar em meio às do projeto, estou fazendo isso tudo na correria para o blog ñ ficar parado. Abraço a todos que me visitam!



_______//___________



O senhor viajou quando estudante?
Eu passei dois anos na Europa, depois de formado, nos anos 1970. Eu ganhei um prêmio de viagem, num salão... depois acabaram com isso. Fiquei na França, mas me arrependo muito. Não devia ter ido para a Europa, devia ter ido para os Estados Unidos.

A estada em Paris influenciou de alguma forma sua arquitetura?
Não, foi um desastre. Eu não tinha ambiente.

O senhor deu aulas na faculdade de arquitetura, mas foi por pouco tempo, não?
Sim, logo que cheguei da Europa. [A faculdade] era na Praia Vermelha. Mas isso durou só três meses, foi um desastre. Eu vi que realmente não tinha condições de ser professor. Não é que eu não tenha me adaptado. Eu vi que não tinha condições de transmitir nada.

Então, o senhor acha que não tem vocação para ensinar?
Eu acho que não tenho para nada!

Para arquiteto o senhor teve...
Não tive.











Entrevista na integra: http://www.arcoweb.com.br/entrevista/entrevista94.asp

Um comentário:

DINA BUENO ROCHA disse...

OI SOU ESTUDANTE DE ARQUITETURA, PESQUISO TUDO SOBRE OS ARQUITETOS MODERNISTAS E CAÍ NESSE BLOG...GOSTEI MUITO DAS FOTOS,SÃO BELAS. SEU BLOG É INTERESSANTE TEM UMAS FOTOS DE JORNAIS ANTIGOS...ESSA ENTERVISTA ENTÃO...SURPREENDENTE! BEM REALISTA. PARABÉNS! SÓ NÃO ENTENDI O QUE O WOLVERINE TÁ FAZENDO NO MEIO DE TUDO ISSO...RRSRSRSRS, EU TAMBÉM GOSTO DELE. ABRAÇO. DINÁ BUENO ROCHA, DA UNIP DE BRASÍLIA, DF.