Como meus amigos sabem, tenho um lado nerd aflorado. Gasto rios de dinheiro com mangás, quadrinhos, dvds e afins. Não que eu me orgulhe disso, mas vício é vício.
No entanto, o assunto desse post ñ é minha nerdisse, é algo derivado disso. Apresento a vocês aqui alguns trechos de mangás/animes famosos em que o materia japonês sofreu algum tipo de censura antes de ser comercializado no Ocidente. Porém, a questão da censura nada tem a ver com sexo, sangue ou violência, é um problema cultural de incompreensão.
Resumindo, se o Ash, herói da série Pokemon tivesse a cara do Osama Bin Laden, os americanos se sentiriam ofendidos, mas qual é o problema de se ter um herói com cara de Osama no Japão?
Enfim, minha opinião é a de que as crianças ocidentais estariam mais preparadas para viver em um mundo globalizado, polifônico e idiossincrático se tivessem acesso total à cultura provinda de outros lugares sem esse tipo de censura ridícula.
Vai nesse post um dos infinitos exemplos de censura boba. Quando o personagem Ganância do mangá Fullmetal Alchemist é capturado, na versão japa (e graças a Deus na brasileira também), está preso à uma cruz, já no americano mané, não.
tss
Nenhum comentário:
Postar um comentário