Em parceria com a Universidade de Bauhaus (Alemanha), Gerd Niemöller criou uma casa feita de papel. O material utilizado na construção segue o padrão usado na fabricação de aviões e outros produtos em que o peso e a resistência são fatores importantes, segundo a revista alemã "Der Spiegel".
Gerd Niemöller, um dos fundadores da empresa suíça "The Wall AG", que detém a patente do material utilizado na construção de casas de papel, disse que cada residência vai custar cerca de US$ 5 mil (R$ 11,9 mil).
"Desde o começo, nosso objetivo era criar uma casa prática, ecologicamente sustentável e, mais importante, barata para as favelas da Terra", disse Gerd Niemöller, que desenvolveu o material utilizado nas casas.
A partir do processamento do papel, Niemöller criou painéis finos, leves e fortes. Segundo seu criador, o material é um excelente isolante, além de ser flexível, o que o torna adequado para zonas de risco de terremoto.
As primeiras casas de papel devem ser construídas no Zimbábue, no continente africano, com o auxílio da organização alemã "World Vision". Segundo a revista "Der Spiegel", a Nigéria também já encomendou 2,4 mil casas.
___________________________________________________________
Mais uma da série "Aquecendo os motores para o próximo P.A.", que nesse semestre abraça o tema da habitação popular.
ps.: Não me perguntem sobre o caso de incêndio. Se bem que nesse 1 século de concreto armado as coisas continuaram pegando fogo muito bem.
Um comentário:
Também comentei sobre a Casa de Papel no meu blog: http://revistacrise.blogspot.com/.
Abraços.
Postar um comentário