Todo ponto de vista é apenas a vista de um determinado ponto.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Palestra Paulo Jacobsen - Impressão









As aulas inaugurais da FAU-CES ainda serão lembradas por muitos e muitos anos pela densidade das apresentações e pelo nível dos arquitetos convidados. Assim, fazendo juz a tradição, quem comparece nesse semestre é ninguem menos que Paulo Jacobsen, arquiteto sócio-fundador e titular do escritório Bernardes + Jacobsen Arquitetura, núcleo de produção de algumas das mais belas casas construidas nesse último século (realmente, sem exagero).

Sobre o que assisti? Através de uma voz timida e imagens fortes acompanhei a tragetória de um arquiteto (claro, isso pode ser dito também sobre a equipe, mas quem ouvi foi o Paulo) que, através de cada novo projeto, tenta provar a si mesmo que sim, de fato possui algum talento. Portanto, cada encomenda comercial se torna um desafio de dimensões diferentes, pessoais, no que a arquitetura só ganha.

Sempre trabalhando em locus magníficos onde a natureza impera, Jacobsen não teme, faz desse respeito o partido uma arquitetura única capaz de comover através do silêncio. Assim, completando seu raciocínio, Jacobsen termina sua palestra citando o arquiteto nipônico Taniguchi para resumir sua produção: "Me dê uma boa quantia em dinheiro que eu farei uma bela arquitetura, me dê o dobro disso e eu a farei sumir".

No mais, pela primeira vez conseguimos fazer uma exposição dos projetos selecionados, algo que tende, a cada semestre se tornar mais organizado e interessante e que, de certa forma, cria uma necessidade de maior padronização dos suportes e escalas de maquete exigidos pelos professores, sem contar uma pressão invisível em cima dos calouros, que entendem o porquê desse nível de qualidade.

Não é difícil, por exemplo, criar nixos para projetos selecionados de cada período com indicações a respeito do tema de trabalho, professores, e o que mais ajudar no entendimento principalmente dos leigos que transitam pelo saguão. Fica a dica.

Enfim, semestre que vem tem mais, a palestra é sempre aberta ao público e que todos se sintam convidados!
=)

2 comentários:

Anônimo disse...

CARAMBA....Essa frase que ele disse é linda...Muito legal!!! Adoro as casas projetadas por eles...

Não adianta ter dinheiro e nao ter bom gosto...

Anônimo disse...

poxa henrique, adorei o texto e as fotos!
concordo no que diz respeito à qualidade das palestras e dos trabalhos. penso q todos estes arquitetos renomados, além se serem refêrencias de boas arquiteturas, são também referências de grandes personalidades nos incentivando cada vez mais.

abração!!! :D

marilia costa