Todo ponto de vista é apenas a vista de um determinado ponto.

segunda-feira, 28 de abril de 2008





Minha aventura na decoração.
O quarto é de um casal de meia idade, portanto ñ cobrem psicodelias de mim. Sim, os quadros são do Petrillo e podem deixar que eu vou falar com ele!

ah, de resto... desde quando essas bolinhas de metal ficaram na moda????

sábado, 26 de abril de 2008

CIDADE DA MACUMBA





Autor: Henrique Gonçalves
Projeto: 2008


O programa visa um grande auditório, um criadouro de bodes, cabritos e galináceos, uma torre de escritórios e administração, uma escola de profissionalização do jovem macumbeiro e também um edifício onde acontecerão as sessões espirituais.

A setorização urbana prioriza o elemento da encruzilhada, peça chave da macumbaria onde as oferendas são entreges. A forma dos edifícios obedece a um rigor macumbílico onde caixas dágua viram velas, torres de escritório se tornam uma garrafa de cachaça, uma escola se torna dinheiro empilhado e um aviário se torna um frango em si.
Enfim, a CIDADE DA MACUMBA é, em si, uma grande oferenda aos orixás.

O projeto está locado nos limites da cidade, próximo à BR e tem a intensão de conscientizar a população leiga, que trata os macumbeiros de forma preconceituosa colocando-os à margem da sociedade, fora também atrair turistas e ubandistas de todo o Brasil para a cidade.

quarta-feira, 23 de abril de 2008



Casa em NY, projeto de Tod Williams e Billie Tsien. A particularidade está no gabarito da casa respeitar os edifícios altos do entorno. Minha contribuição para a aula de teoria da arquitetura I

sábado, 12 de abril de 2008

Brazilian Style



Paraisópolis - São Paulo

domingo, 6 de abril de 2008

Arquiteturas que Falam II



Bergisel Ski Jump - Austria, de Zaha Hadid

Série - Grandes Diretores, Grandes Arquitetos VI - Especial Brian de Palma



The Untouchables - Train Station Shootout




Não considero seus filmes os melhores que existem. Mas isso não tira seu mérito, até porque filmes são criações culturais que dependem de um zilhão de outros profissionais como roteiristas, atores, figurinistas, diretores de fotografia, continuistas e inclusive arquitetos.

Mas que seja feita justiça: Não existe um melhor diretor de cenas vivo hoje. Metódico ao extremo e espantosamente criativo, De Palma tem no mínimo uma meia dúzia de clássicos em seu currículo. aí vai a primeira cena selecionada da autoria de Brian de Palma.

O famoso tiroteio na escadaria do filme Os Intocáveis, de 1987 se eu não me engano. Com Sean Connery, Kevin Costner, Andy Garcia e uma especialíssima participação de Robert de Niro como Al Capone.

sábado, 5 de abril de 2008

Arquiteturas que falam I


Faculdade de Arquitetura do Porto - Alvaro Siza







haehahaeheahaehaehaehae

vai ficar fodaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!

me ajudem com essa série! Tenho mais algumas idéias, mas não são muitas!

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Sobre o Memorial de Rosas

Notícia triste recebida hoje de manhã. Meu projeto foi desclassificado por não constar três ou mais disciplinas nos participantes inscritos. O mais triste é que haviam sim muitas modalidades participando, tais como eu mesmo, que faço História na Federal, minha mãe das Letras que ajudou com o memorial descritivo e o João, o engenheiro que fez os cálculos. Faltou mesmo foi olhar as entrelinhas do edital, erro estúpido que vou demorar um bom tempo pra esquecer.
Portanto nem chegamos a competir e nem chegaram a olhar a nossa versão do memorial. Os concorrentes foram nove e agora pouco fiquei sabendo que uma equipe do CES ganhou o segundo lugar, o que é uma grande notícia e desde já recebem meus parabéns aqui pelo blog!

+ enfim, gostaria de saber como teria ficado meu projeto entre os concorrentes, ser avaliado e tudo mais. Claro que gostaria de ter recebido o prêmio, mas isso é explícito. Só não posso deixar uma coisa dessas me colocar pra baixo logo agora que eu tenho tanta coisa pela frente.

Então, para aqueles interessados em saber como ficou o projeto que nunca aconteceu ou acontecerá, disponibilizo agora as pranchas:











foi um bom exercício.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

My Architect - A Son's Journey



Nathanael não teve oportunidade de conhecer bem seu pai, Louis Kahn. Sendo filho bastardo e seu pai morrendo quando ele tinha apenas 6 anos, ficou para sempre uma icógnita em sua identidade: quem era realmente Louis Isidore Kahn?

Passados 30 anos, Nathanael resolve fazer um brilhante documentário onde ele tenta descobrir sobre seu pai e, naturalmente, sobre ele mesmo.

Disponibilizo para vocês, na íntegra, a obra:
(participações especialíssimas de Frank Gehry, I.M. Pei e Philip Johnson)






















Série - Grandes Diretores, Grandes Arquitetos V



"Luta no Corredor"

Old Boy, de Chan Wook-Pak

Nem preciso dizer mais nada.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Serie - Grandes Diretores, Grandes Arquitetos IV





Para não dizer que eu só coloco velharia, vai um fime de 2007.

O Hospedeiro, filme coreano dirigido por Joon-ho Bong e com efeitos da Wetta Digital (mesma do Senhor Dos Anéis), é o que os críticos de cinema chamam de clássico instantâneo.

Para começar, o filme subverte toda essa história de "Vamos esconder o monstro até o grand finalle". Uma das primeiras cenas do filme já é essa que vocês tem o prazer de ver aqui no blog. Outra quebra de padrão importante dessa obra é algo já pregado por mestres do terror, como George Romero, mas a muito tempo esquecida: a crítica social dentro do contexto.

Peraí, crítica social em filme de monstro?? Isso mesmo! George Romero fez uma crítica às classes sociais com o clássico Madrugada dos Mortos. Esse filme faz uma crítica a impotência do Estado quando aparece uma ameaça à população.

Quando surge o monstro que sequestra a filha, a família é a única esperança. Essa questão obviamente fica em segundo plano. Mas grandes obras cinematográficas vem em camadas, pois quem quer curtir um bom filme de terror, que curta. e quem quiser aprofundar e descascar mais o pepino, com certeza encontrará uma boa recompensa.

Fora isso, destaco a perfeição técnica e os inovadores takes usados pelo diretor, colocando algo "surreal", que é o monstro, em uma situação do dia-a-dia, que é o domingo no parque, e não uma típica onda de assassinatos em uma noite de lua cheia, bla bla bla

Muito em breve postarei mais filmes da nova geração coreana.

Série - Grandes Diretores, Grandes Arquitetos III





3 Homens em Conflito ou "The Good, The Bad and the Ugly"

Indiscutilvelmente meu filme favorito. Obra prima máxima do diretor italiano Sergio Leone, esse filme fecha a "triologia dos dólares", composta também por "Por um Punhado de Dólares" e "Por uns dólares a mais".

Os três filmes têm em comum a presença do "homem sem nome", personagem ícone da carreira de Clint Eastwood e que fez Eastwood ser Eastwood. Seu personagem é um típico pistoleiro de velho oeste sempre interessado em ganhar dinheiro da forma mais fácil possível. Esse anti-herói máximo do Gênero Western Spaghetti (faroeste feito por italianos) marcou para sempre a história do cinema com suas frases de efeito e sua cara de desgracento.

Essa cena é a melhor do filme. Nela vemos Tuco (Eli Wallach) encontrando finalmente o cemitério onde está supostamente enterrado o tesouro dos confederados em uma das covas. A cena é magistral, unindo perfeição técnica, uma trilha sonora fantástica (salve Ennio Morricone) e um feeling, tanto de diretor quanto de ator, nunca superado até hoje.

Percebam como Sergio Leone domina o espaço, mostrando toda a magnetude do cemitério. Reza a lenda que até o cachorrinho foi solto por ele propositalmente.

Apreciem o que é, para mim, a melhor cena já feita para o cinema!

ps.: queria guardar essa cena para o Grand Finalle, mas não resisti!

terça-feira, 1 de abril de 2008

Definições de Arquitetura V



"O papel do arquiteto no seio da sociedade é atuar como um intérprete dos seus grandes movimentos, ouvindo suas tendências, suas mutações históricas, culturais, sociais e ambientais, a missão do arquiteto é transcrever isso numa linguagem poética."

Jean Nouvel - Pritzker 2008

1° CONCURSO INTERNACIONAL - TROCADILHOS ARQUITETÔNICOS

Frase Premiada:

"EU NADO PEITO, O LÚCIO COSTA!"

Juri: Henrique Potzamparc Piano

Vencedora: Carol Carpina Jocastra Comedida

fotos:

Montagem artística perspectivada da strong idea do projeto






Entrega do Pão de Queijo de Ouro Para a Carol





Persebe-se, no close, populares afoitos por contato com os famosos Blogueiro e Premiada









ps.: Na foto Lucio costa está nadando crau, mas quem se importa???

Ps2.: A karla mala, como sempre, invadindo o meu quadrado!!!!!


Mílton Deísta - Violência só gera Violência



Quem assistiu a aula de história IV entende q q eu to falando!



o funk tbm!!!
em alguns momentos, as imagens da premiação!