Todo ponto de vista é apenas a vista de um determinado ponto.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Série - Grandes Diretores, Grandes Arquitetos III





3 Homens em Conflito ou "The Good, The Bad and the Ugly"

Indiscutilvelmente meu filme favorito. Obra prima máxima do diretor italiano Sergio Leone, esse filme fecha a "triologia dos dólares", composta também por "Por um Punhado de Dólares" e "Por uns dólares a mais".

Os três filmes têm em comum a presença do "homem sem nome", personagem ícone da carreira de Clint Eastwood e que fez Eastwood ser Eastwood. Seu personagem é um típico pistoleiro de velho oeste sempre interessado em ganhar dinheiro da forma mais fácil possível. Esse anti-herói máximo do Gênero Western Spaghetti (faroeste feito por italianos) marcou para sempre a história do cinema com suas frases de efeito e sua cara de desgracento.

Essa cena é a melhor do filme. Nela vemos Tuco (Eli Wallach) encontrando finalmente o cemitério onde está supostamente enterrado o tesouro dos confederados em uma das covas. A cena é magistral, unindo perfeição técnica, uma trilha sonora fantástica (salve Ennio Morricone) e um feeling, tanto de diretor quanto de ator, nunca superado até hoje.

Percebam como Sergio Leone domina o espaço, mostrando toda a magnetude do cemitério. Reza a lenda que até o cachorrinho foi solto por ele propositalmente.

Apreciem o que é, para mim, a melhor cena já feita para o cinema!

ps.: queria guardar essa cena para o Grand Finalle, mas não resisti!

Nenhum comentário: