Todo ponto de vista é apenas a vista de um determinado ponto.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Serie - Grandes Diretores, Grandes Arquitetos IV





Para não dizer que eu só coloco velharia, vai um fime de 2007.

O Hospedeiro, filme coreano dirigido por Joon-ho Bong e com efeitos da Wetta Digital (mesma do Senhor Dos Anéis), é o que os críticos de cinema chamam de clássico instantâneo.

Para começar, o filme subverte toda essa história de "Vamos esconder o monstro até o grand finalle". Uma das primeiras cenas do filme já é essa que vocês tem o prazer de ver aqui no blog. Outra quebra de padrão importante dessa obra é algo já pregado por mestres do terror, como George Romero, mas a muito tempo esquecida: a crítica social dentro do contexto.

Peraí, crítica social em filme de monstro?? Isso mesmo! George Romero fez uma crítica às classes sociais com o clássico Madrugada dos Mortos. Esse filme faz uma crítica a impotência do Estado quando aparece uma ameaça à população.

Quando surge o monstro que sequestra a filha, a família é a única esperança. Essa questão obviamente fica em segundo plano. Mas grandes obras cinematográficas vem em camadas, pois quem quer curtir um bom filme de terror, que curta. e quem quiser aprofundar e descascar mais o pepino, com certeza encontrará uma boa recompensa.

Fora isso, destaco a perfeição técnica e os inovadores takes usados pelo diretor, colocando algo "surreal", que é o monstro, em uma situação do dia-a-dia, que é o domingo no parque, e não uma típica onda de assassinatos em uma noite de lua cheia, bla bla bla

Muito em breve postarei mais filmes da nova geração coreana.

Nenhum comentário: