Todo ponto de vista é apenas a vista de um determinado ponto.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008


Recentemente fiz uma via sacra em locadoras e na internet para encontrar todos os documentários sobre arquitetura. Aqui vão os que encontrei nesses últimos tempos.


- A Vida é um Sopro: Completamente didático sobre a produção de Niemeyer. Se você esteve no planeta terra no último ano, já sabe tudo o que acontece nesse documentário. O plus fica para os convidados que comentam a obra da Lenda: Saramago, Eduardo Galeano e Chico Boarque entre outros.


- Elogios à Luz: uma série espanhola que trás, em 11 capítulos, 11 arquitetos de sua terra com suas respectivas obras e um pouco de suas vidas (só não me pergunte o que o português Alvaro Siza está fazendo nesse ninho);



- Sketches of Frank Gehry: do diretor oscarizado Sidney Pollack, faz uma análise (um tanto forçada, eu achei) de como funciona o processo criativo de Gehry. O ponto interessante desse documentário é o seu formato, onde o diretor com sua camêra é filmado por um terceiro, passando de observador à personagem. Sobre Gehry, só aquela baboseira de sempre: Arquitetura do Espetáculo, etc, etc. ps.: reparem nos momentos com o psicanalista de Gehry, são os melhores.


- My Architect; A son's Journey: Nathaniel Khan, filho fora do casamento de Louis Khan, faz um documentário apaixonado em que busca descobrir quem foi seu pai, uma vez que tinha apenas 11 anos quando este faleceu. O documentário abrange principalmente a parte que pouco conhecemos, que é o lado pessoal da vida do mestre desde suas três famílias até as misteriosas condicões de sua morte, mas não deixa de analisar profundamente sua produção arquitetônica. A parte final do documentário em Dhaka, capital de Bangladesh, onde Khan ergueu sua obra prima é emocionante.


Detalhes técnicos de onde encontrar: Olha, os 3 primeiros são facilmente encontráveis no Emule ou com Torrent. O problema fica justamente com o My Architect, considerado por mim o único imperdível. Assisti a esse documentário em condições sub-humanas, dividido em 11 partes no youtube e sem legenda! Aí vão os links para quem for paciente e corajoso:
























Nenhum comentário: