Todo ponto de vista é apenas a vista de um determinado ponto.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

EURO EXPERIENCE - M02 D30 - Quadro Geral sobre o Pub
























A pedidos, fotos do The Duke, pub onde trabalho!

Tirei as internas um dia depois do natal, ocasiao em que tive que varrer, encerar e aspirar o pub todo sobre a tutela do velho Tom Cunighan, um dos gerentes do estabelecimento.

O pub esta aberto desde 1870 e, de acordo com Tom, ja passou por diversas maos. Atualmente pertence a um grupo que gerencia diversos pubs pela cidade. como garcom, conheco os dois andares abertos ao publico e tambem o subterraneo, onde fica guardado todo o estoque de bebidas, o coracao do pub.

Nao faco ideia de onde fica a cozinha, mas imagino q seja no quarto andar, mas nunca vi um cozinheiro ou uma panela no pub. Sei que a comida vem quentinha do elevador de carga.

Meu trabalho eh: lavar o banheiro de hora em hora
Coletar copos
Anotar e atender pedidos (onde ganho uma media de 1 euro por pedido feito)
Aspirar tudo feito de carpete ao final do expediente
Varrer a rua, lotada de bigas de cigarro, ao final do expediente

Tenho direito a 1 lanche por noite: um mega sanduiche + cafe
Tenho direito tambem a um intervalo pago de meia hora, onde como o lanche e conto quanto de gorjeta eu fiz.

A principal bebida pedida eh Guinness e depois vem Heineken. Aqui tambem bebem Cidra como se fosse cerveja. Bebem tambem uma porcaria chamada hot whisky, que eh Jameson, agua quente e limao com cravo. Vodka com diversos acompanhamentos eh um pedido extremamente comum, assim como o whisky. Vi beberem whisky com coca, suco de laranja, suco de morango, Ginger Ale, Old Fashioned, on the rocks, etc. mas quando contei que so bebia whisky com Red Bull, riram de mim.

Bebem todo tipo de bebida que existe, mas nunca ouviram falar de cachaca ou caipirinha. Todo dia tenho q explicar q cachaca eh uma especie de rum melhorado, mas eles nao acreditam.

O publico do pub tem em media 30 anos, mas ja vi carrinhos de bebe e senhoras de 90 anos. No pub, 99% dos clientes sao irlandeses, mas ha um motivo pra isso: gringos sempre vao pro Temple Bar, uma especie de bairro turistico. O Duke fica na Grafton street, uma especie de rua Halfeld daqui. As lojas atraem turistas durante o dia, mas nao durante a noite.

Eh sempre dificil andar, e sempre o som ambiente eh a conversa dos proprios clientes, nao existe essa de musica de fundo em pub tradicional. Eles nao sabem mas contrataram a pessoa menos qualificada pra ser garcom: se tem uma coisa q eu sou eh desastrado. carregar uma bandeja com 10 pints cheias de cerveja eh o mesmo risco que desarmar uma bomba. Nao sei como ate hoje nao derrubei nada!

Arquitetonicamente o pub onde trabalho eh um exemplo tipico de pub irlandes: pubs sao repletos de esquinas, cantos, becos, mini-lugares, onde diversas mesinhas sao dispostas de forma quase aleatoria; nao bastasse isso, pubs muitas vezes tambem sao desmembrados verticalmente com escadas estilo Escher. Nunca existe um grande salao, ou um atrio central, nem mesmo no balcao de atendimento. Sempre sao buracos amadeirados, encarpetados, proporcionando o que, talvez na cabeca deles, seja aconchego. Resumindo, o pub eh uma especie de casa de Hobbit expandida.

Ja havia comentado com amigos e principalmente em conversas com oThiago sobre como ter um pensamento arquitetonico eh inerente a pratica da arquitetura:

nas primeiras vezes que aspirei o carpete, foquei minha cabeca completamente no lugar onde estava aspirando, brincando de pegar sujeira. Brinquei tambem de aspirar pelo desenho do carpete, como as criancas fazem ao andar na calcada, tentando nao pisar nas juntas de dilatacao ou nos desenhos da pedra portuguesa. Mesmo buscando o maior capricho, toda hora o velho Tom me advertia que ainda tinha sujeira espalhada. Depois de algumas vezes ele disse: eu sei qual eh seu problema, vc esta esquecendo de olhar a coisa toda.

Engracado que essa pratica de tirar o zoom e ver de longe foi o que muitas vezes fez o diferencial nos meus trabalhos arquitetonicos estudantis, e eu nunca imaginaria uma ligacao entre isso e aspirar carpete, mas a ligacao esta la.

Nunca se sabe daonde vem o arauto.

Desculpem a pontuacao mais uma vez, meu teclado nao esta preparado pra nossa lingua!

Um grande abraco a todos, e ate semana que vem!

3 comentários:

.../.. disse...

Oi Henrique! Lendo o post, "me senti" no clima irlandes.Adorei a foto do pub na esquina com a chuva que cai.
Este post foi copiado no blog "sem ralo" (semralo.blogspot.com); se v. não concorda, é só deixar um comentário que retiro.
Um abraço e tudo de bom!

ARQUITETURA UFMG disse...

olá! gostei muito do blog.
parei por acaso aki pelo google.. tava procurando uma imagem e caiu aki. nem lembro o q era... vi varias postagens antigas. mto bom e engraçado.
faço arquitetura na ufmg. fomos obrigados a fazer um blog no primeiro semestre, ms ninguem levou a ideia mto a serio, tb nem tinhamos mto tempo pra postar.. ehuaehaheua
o professor nem deu nota por ele.
bom ver q alguem axa tempo e posta coisas legais por aki.
grande abraço. guilherme

Raquel disse...

Se um dia voltar a Dublin já sei onde beber a pint of Guinness! Nada de Temple Bar.