Todo ponto de vista é apenas a vista de um determinado ponto.

sábado, 31 de outubro de 2009

Uma Idéia boa é garantia de que?





No Rio Bajo, eles pagam para ver um homem matando um boi. Hoje, eles pagarão para ver um homem matando outro homem
.


Faz uma semana que sofro de insonia, evento que tem me feito dormir no máximo 4 horas por noite. Não que esteja reclamando, afinal essa condição me fez estar em dia com todas as minhas obrigações e ainda ter tempo para postar.

O único porém que me entristece é o exato momento em que, ao deitar, fico me obrigando a dormir e a não pensar em nada, o que só me faz ficar mais acordado e pensar em um monte de coisas.

Noite passada desisti de dormir e liguei a TV para ver o que estava passando. Comecei a assistir um faroeste despretenciosamente até que algo nele me interessou: renconheci Johnny Cash (sim, o cantor) e Kirk Douglas contracenando e só isso ja me fez manter o canal. Até então não fazia idéia da existência desse filme mas dei sorte de pega-lo por uma cena chave que, pela genialidade da concepção, me fez acompanha-lo:

Durante um diálogo entre Douglas e Cash, ambos discutem sobre dinheiro e oportunidades, até que o primeiro expõe uma idéia sua: promover um duelo público entre os dois pistoleiros onde seriam cobrado entradas. Cash afirma que é loucura uma vez que, ao ser descoberta a farsa, ambos seriam linchados. Nisso, Douglas questiona: farsa aonde? O duelo seria de verdade, quem vencesse ficaria com todo o dinheiro e quem morresse... bom, mortos não precisam de dinheiro algum.

Que Premissa!

Sou fã de faroeste e, há muito tempo não via uma sinopse tão perfeita, tão faroeste e ao mesmo tempo de apelo tão universal. A partir de então acompanhei o filme com gosto ...

por mais 20 minutos apenas...

que filme LIXO! Atuações péssimas, roteiro sofrível, direção horrenda, som vagabundo e cortes absurdos!

Enfim, uma porcaria inassistível.

Apesar da idéia inicial perfeita, o filme em geral era tão vagabundo que conseguiu a façanha de me dar sono. Fui dormir sem nem me interessar em quem foi o maldito que sobreviveu!

Como de praxe, no dia seguinte entrei no Rotten Tomatoes para ver qual porcentagem de aceitação da crítica que o filme tinha recebido, afinal ele podia ser uma obra prima e talvez eu estivesse louco. Não foi o caso, o filme é considerado uma tosqueira mesmo.
Premissa genial, atores fantásticos....

um roteiro mal desenvolvido e uma direção cambeta.

Aparentemente, nesse sentido de elaboração, desenvolvimento, e execução, arquitetura e cinema não ficam muito longe:

ambos precisam de guias bem estruturados (desenhos técnicos ou roteiros), sensibilidade espacial, uma boa e comunicativa equipe, um lider experiente e um objetivo final almejado.

Mas, não sei porque cargas dágua, o valor da idéia primordial, do primeiro traço é tão valorizado em nossa cultura ocidental. Digo, em termos de hierarquia. Claro que também valorizamos o desenvolvimento, mas o que é elevado à máxima potencia é sempre a premissa, o primeiro traço.

Porém, no cinema, dá para se perceber uma pequena insurreição: cada vez mais vejo exemplos onde a inexistência desse traço original não compromete a obra. Não digo também o contrário, não acho que grandes premissas necessitem ser abolidas, mas hoje quis falar sobre a inexistência do conceito.



Filmes como Boogie Nights ou Touro Indomável onde a história é basicamente um indivíduo tentando fazer algo, sem necessidade alguma de um final surpresa, um conceito chave ou uma premissa fantástica, não impedem que a obra funcione. Aliás, fortalecem a trajetória da película nos forçando, como espectadores a nos ater, tão somente, na experiência cinematográfica.




Paul Thomas Anderson, roteirista e diretor do já citado Boogie Nights, se desponta como grande mestre dessa vertente no cinema. Aparentemente incapaz de produzir algo ruim, Anderson cria obras em torno de indivíduos, contando suas histórias, mesmo que essas não possuam um sentido óbvio ou anedótico, sem a necessidade do emprego da catarze, em que o herói sobreviva a um momento crítico e ascenda no final. Nesse sentido Sangue Negro e Magnólia são exemplos ainda mais representativos que o Boogie Nights.

Qual é então o sentido do filme? Talvez, para Anderson, esse sentido seja mesmo o filme em si.

Ao invés de começar a trama de cima para baixo, buscando um sentido, esses diretores se preocupam com o desenvolvimento dos personagens, a objetividade de cada cena, a cadência da trilha, a exatidão dos cortes para que, a obra estando completa e absoluta, faça com que cada espectador busque, em seu íntimo, sua própria definição de conceito e "moral da história", sem que isso seja definido a priori.

E na arquitetura? Aparentemente uma revolução silenciosa está acontecendo nesse exato momento, mesmo que poucos estejam percebendo.

ps.: esse post, criado em mais uma noite de insonia, foi elaborado a partir das aulas de História da Arquitetura contemporânea, ministradas pelo professor Bruno Sarmento na faculdade CES-JF semestre passado. Na verdade, tentei pegar uma parte de sua visão sobre o atual cenário da Arquitetura Contemporânea emprestado (sem pedir, my bad) e direcionei-a para a produção cinematográfica, algo que já vinha sendo formentado desde a época das aulas e que culminou com a porcaria do faroeste assistido essa semana!

ps.: fazendo um teste com um novo cabeçalho, o que acharam?

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Quando isso se popularizar...



Acho que o que falta mesmo é o computador pessoal chegar lá, sem que seja necessário criar mega render farms ou deixar o seu corequad 30 dias por conta... porque em questão de programas parece q foram usados mesmo só o 3ds, ou talvez o archicad.


ps.: Não que tenha sido facil programar isso tudo, só um leve exercício de suposição.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Batcave's Interior





Falei tanto nesse interior hoje que acabei prometendo uma postada no blog sobre ele, portanto aí vai!

O grande salão, que poderia se apresentar como área de exposição de qualquer museu ou galeria do mundo sem fazer feio se resume a um interior com 5 faces extremamente ásperas e secas, tendo o contraponto de um teto absuramente branco, ascéptico, deixando o conjunto extremamente interessante. Quem quiser mais um aperitivo, pode checar aqui.

O mais interessante desse cenário é que, mesmo sendo fictício, a ancoragem com a realidade é nítida: você vê que é funcional, possui espaço de manobra, espaço para as experiências do protagonista, um elevador que comporta o Thumbler, enfim, como diria o saudoso professor Klaus: é muita cuca no lance!

Se eu fosse editor de alguma revista de interiores, certamente gastaria algumas páginas para falar sobre os ambientes vistos no último Batman. A atuação do Ledger soberba, efeitos especiais na medida exata da sobriedade e realismo, edição, direção e roteiro impecáveis... mas todos assuntos velhos!

Por que não falar também dos ambientes e cenários? A cobertura do Bruce Wayne, sua nova batcaverna ja mencionada, o escritório chinês do Lau, a perfeita transformação da real Chicago na fictícia Gothan.... e o principal:

A retirada daquele maldito metro de merda!

sábado, 17 de outubro de 2009

Helicopter Downed!




Hoje recebemos notícias do novo capítulo das guerras nos morros cariocas. Normalmente essas notas se resumem uns 10 favelados mortos, um policial que tomou tiro de raspão no ombro, a apreensão de meio quilo de cocaína (grandes coisas) e de uma garrucha velha ( há)...
os outros 90% do tempo da reportagem são dedicados à incrivel história da cabrita Josélia, que sobreviveu após a explosão de uma granada por estar enfiada dentro de uma caixa d'água.

E, enfim, ninguém mais dá atenção porque esse tipo de coisa já está banalizada.

Mas hoje foi diferente, hoje a notícia foi: HELICOPTERO ABATIDO

Um cara de chinelo havaiana e bermuda falsificada da redley não tá conseguindo dormir de felicidade porque abateu um helicóptero, igual no BattleField que ele joga no Play III do primo dele; igual no "Falcão Negro em Perigo", filme que esse mesmo primo baixou pela GatoNet semana passada.

Há poucas semanas o Rio ganhou o direito de sediar uma Olimpiada, o que lentantou a moral de todos os brasileirinhos, que nunca desistem, etc. etc. Esse helicóptero abatido foi um banho de água fria necessário, no mundo todo. Dando uma circulada pelos sites internacionais de notícias como esse, esse ou esse achei até engraçado ver os gringos passando aperto para traduzirem "Amigos dos Amigos", mas um deles eu me assustei: ATÉ A AL JAZIRA noticiou a queda do helicóptero!

Al jazira!!!!!! Eles que falam de homem bomba, carro bomba, gato bomba se assustaram com o nosso helicóptero carioca!

Queria mesmo é ver a cara de arrependimento do pessoal da FIFA, ou então do Comitê Olimpico Internacional, porque, pelo visto nem Dirty Harry, Jack Bauer, a SWAT inteira e os marines conseguem por o Rio no esquema até 2014.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A gente reclama, reclama...

Que a imprensa não dá atenção nenhuma para a nossa área, que o Fantástico não dedica nenhum quadro para nossa produção, mas quando um certo Jô Soares chama o arquiteto Roberto Bratke para falar do pai, Oswaldo, ninguém vê, comenta ou fica sabendo!

Não que seja nossa culpa, temos quase que garimpar essas raridades. Graças a Deus, dessa vez, o garimpo valeu MUITO a pena:





Fantástica e rara entrevista que nenhum de nós poderia se dar ao luxo de perder!


ps.: se alguem achar os outros blocos, dê um toque!

sábado, 10 de outubro de 2009

Marge Simpson + Arne Jacobsen




Ótima brincadeira com a lendária cadeira, não podia deixar de mencionar no blog!
Aliás, se fabricada essa variação, duvido que não tenha público .


ps.: Sobre a Marge posar? Com a mulhera de Playboy tão lapidada e falsificada no photoshop, por que não por uma inventada de uma vez?


ps.: Fazendo um adendo com a ajuda do leitor Gabriel e seu respectivo comentário:

"de fato houve uma brincadeira com as cadeiras do jacobsen, mas ela ocorreu há mais de trinta anos! a capa com a marge é uma citação de uma das mais famosas capas da playboy, com a modelo darine stern:"




Portanto, se encontrarem essa cadeira em alguma feira de móveis usados, dêem um toque hein?!
hehe

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Força aí, tio! 3


Oscar Niemeyer volta para CTI de hospital

O arquiteto Oscar Niemeyer, de 101 anos, voltou ao Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, na manhã desta segunda-feira (5). Segundo informações da assessoria do hospital, ele apresentou arritmia cardíaca.

No sábado (3) ele havia deixado o CTI após apresentar melhora, e estava em uma unidade intermediária.

Niemeyer passou por uma cirurgia, no dia 30 de setembro para retirar um tumor no intestino. A operação transcorreu sem problemas e o arquiteto já respira sem a ajuda de aparelhos.

No dia 24 de setembro, Niemeyer já tinha sido operado para a retirada de uma pedra na visícula. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o arquiteto vinha apresentando boa evolução, mas apresentou um sangramento intestinal na noite de terça-feira (29), sem relação com o problema anterior.

O arquiteto foi então submetido a uma endoscopia digestiva e colonoscopia, onde foi diagnosticado um tumor de cólon (intestino grosso).

fonte.
_____________________________________


Vou dizer uma coisa que, se não acontecer, vai ser uma grande supresa pra mim:

Niemeyer passa dos 110 fácil!!

domingo, 4 de outubro de 2009

Força aí, tio! 2 - ou Saúde do bom velhinho



O arquiteto Oscar Niemeyer, de 101 anos, deixou o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A assessoria de imprensa do hospital informou, neste domingo (4), que ele agora está numa unidade intermediária, e que vem se recuperando dentro do esperado. Ainda não há previsão de alta.

Niemeyer passou por uma cirurgia, no dia 30 de setembro para retirar um tumor no intestino. A operação transcorreu sem problemas e o arquiteto já respira sem a ajuda de aparelhos.

No dia 24 de setembro, Niemeyer já tinha sido operado para a retirada de um cálculo na vesícula. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o arquiteto vinha apresentando boa evolução, mas apresentou um sangramento intestinal na noite de terça-feira (29), sem relação com o problema anterior.

O arquiteto foi então submetido a uma endoscopia digestiva e colonoscopia, onde foi diagnosticado um tumor de cólon (intestino grosso).


FONTE


----------------------------

Vamos lá! Força aí! Falta pouco pro Natal!

sábado, 3 de outubro de 2009

Loja Forma e a "Hightecagem Brasuca"




Ah, muleque! Essa é pra quem diz que não tem high tech nos trópicos!


Pra variar, é um esquema brasileiro em todos os aspectos: A idéia é fantástica, mas já o acabamento do serralheiro, putz...



Li sobre essa escada em um antigo artigo do Mahfuz, mas nem fazia idéia que ainda funcionava, não pensei que veria ela abrindo alguma vez nessa vida. Pensei inclusive que estivesse enguiçada, como os mucharabis de Jean Nouvel.


O melhor são os comentários: "meu deus, como é leve", "olha q bacana". Tá querendo me vender a escada é???

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PAN + COPA + OLIMPIADA = HISTORIA OU FIASCO?


Estamos diante de uma reforma urbana nunca antes vista, ou de um roubo histórico de verbas?


Independente disso, o filmezinho do Fernando Meirelles ficou SINISTRO!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Força aí, tio!


Niemeyer passa por cirurgia para retirar tumor no intestino

O arquiteto Oscar Niemeyer, de 101 anos, foi submetido a uma nova cirurgia na tarde desta quarta-feira (30), dessa vez, para retirar um tumor no intestino. As informações são da assessoria de imprensa do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde ele está internado. A operação transcorreu sem problemas.

Na última quinta-feira (24), Niemeyer foi operado para a retirada de um cálculo na visícula. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o arquiteto vinha apresentando boa evolução, encontrava-se lúcido e respirando sem ajuda de aparelhos.

No entanto, ele apresentou um sangramento intestinal na noite de terça-feira (29), sem relação com o problema anterior. O arquiteto foi submetido a uma endoscopia digestiva e colonoscopia, onde foi diagnosticado um tumor de cólon (intestino grosso).

Niemeyer foi operado no fim da tarde desta quarta-feira para a retirada do tumor. A cirurgia durou três horas e transcorreu sem problemas. Em seguida, o arquiteto foi encaminhado para o CTI do hospital, onde vai permanecer sob observação nos próximos dias. Ainda não há previsão de alta.


fonte

__________________________________________________


A gente implica, mas sabe torcer também! Essa é fichinha Oscar, força na recuperação aí!
=D