Todo ponto de vista é apenas a vista de um determinado ponto.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Ressaca 11/09


Fazia parte de toda uma cultura e uma tradição longeva, iniciando - salvo engano - com King Kong, de 1933, e passando por diversos outros filmes catástrofes, como Fuga de Nova York, Independence Day, Nova York Citiada, Jurassic Park II, Godzilla(americano) e Armaggedon, para não citar outros.

Ao todo nos cinemas, Nova York foi destruida 39 vezes, só nos anos noventa 8 vezes, uma média de quase uma destruição anual.


Mas, de alguma forma, depois do 11/09, a brincadeira perdeu a graça e Hollywood precisou encontrar novos alvos e sobrou para, adivinhem quem? Sim, nossa (pffffF.) maravilha do mundo contemporâneo!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Aula Inaugural - Paulo Jacobsen (Bernardes + Jacobsen Arquitetura)


É rapaziada, todos convidados a estarem lá, segunda de manhã às 10 horas! Essa aula inaugural PROMETE!

sábado, 22 de agosto de 2009

Mais um branco se foi


Charles Gwathmey (19 de junho de 1938 – 3 de agosto, 2009)


Do jornal New York Times:

Charles Gwathmey, um arquiteto que transformou seu amor pelo Modernismo e a paixao pela complexidade geométrica a uma série de casas convincentes e as vezes a controversos edifícios públicos, morreu nessa segunda em Manhattan. Ele tinha 71 e vivia em Nova York.

para saber mais.

C
onheci um pouco do trabalho de Gwathmey desenhando algumas de suas casas para a matéria de perspectiva, ministradas na época pelos professores Bruno Sarmento e Klaus Chaves. Senti essa complexidade geométrica na pele, e sou muito grato a isso.


Fico triste por nenhum site brasileiro de arquitetura (me corrijam se estiver enganado) ter noticiado a morte de um arquiteto tão importante; soube de sua morte por um acaso, quase um mês depois... =/

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Tirinha com Niemeyer


A piadinha até que é engraçada, mas confesso que demorei a sacar que ele era o Oscar!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Modas na arquitetura; modas na defesa da arquitetura.




Mostrar o processo de criação como argumento de defesa é anterior, mas provavelmente foi Rem Koolhaas que usou o papelzinho cortado e dobrado pela primeira vez,


Provavelmente existem outros exemplos, mas um dos meus preferidos dos precursores do papelzinho dobrado é essa casa do Ben Van Berkel, que aliás nem existe mais.



E agora, no concurso do MIS, temos um novo exemplo dessa cultura de defesa de projeto. No caso, bem em específico, o arquiteto Ricardo Scofidio quer mostrar como seu museu promove o prolongamento do calçadão de Copacabana.
Sim, sua defesa funcionou muito bem, mas usar papel cortado foi uma opção dele.


Há algum tempo atrás, a moda na defesa de um projeto eram as relações político-sociais e a funcionalidade, após isso a história, depois a semiótica e os símbolos, e a não muito tempo atrás o próprio processo de criação.

Não que essa brincadeirinha de papel seja uma defesa em si, mas não deixa de ser algum tipo de recado, um argumento.

Nossa decada será lembrada pela defesa através da ecologia, isso é fato. Mas então o que seriam esses origamis? um revival?

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Uma coisa só



"Um cinema puramente formalista é algo imaterial, não tem nenhum sentido. Minha prioridade é contar uma boa história e fazer de tal modo que a história tenha um impacto no espectador. O estilo é o que torna esse impacto mais ou menos forte e a tarefa do realizador e encontrar o melhor meio de veicular o impacto mais forte. Ponto final. Para o estilo enquanto estilo tal, eu não estou nem aí."

Michael Mann, diretor de Fogo contra Fogo, Colateral, Miami Vice e Inimigos Públicos.


Nunca vi uma consideração de outra área se encaixar tão perfeitamente na nossa.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sobre o breve hiato e a volta das férias

Caros amigos e leitores,

desculpem o silêncio por mais de um mês. Após 1 ano e meio de postagens diárias nós realmente precisavamos de um descanso. Quem tem blog sabe, é uma empreitada que, mesmo não parecendo, nos exige bastante chegando a consumir algumas horas do nosso dia.

Quando entramos de férias acadêmicas, naturalmente o blog também foi posto de lado e por um motivo nobre: blog não é corrida de 100 metros, está mais para uma maratona, e se não houver esses grandes respiros a coisa não vai muito longe.

Queremos continuar com esse blog ad infinitum, até porque ele não deixa de ser um testemunho de nossas próprias biografias e de nosso tempo. Esperamos que compreendam!


No mais, o blog volta a ativa integral a partir de hoje,

um grande abraço e continuem conosco, observando!