Todo ponto de vista é apenas a vista de um determinado ponto.

sábado, 30 de maio de 2009

Prêmio Pritzker - Peter Zumthor




Ontem, dia 29 de Maio, em Buenos Aires,Peter Zumthor recebeu a tão sonhada medalha.

Seria Zumthor o primeiro na fila de reconhecimento da "nova" arquitetura???


quinta-feira, 28 de maio de 2009

Museu Hergé (criador do Tintin), projeto de Christian de Portzamparc, é Inaugurado na Bélgica











O Museu Hergé, dedicado ao criador do personagem de quadrinhos Tintim, será aberto ao público em junho na Bélgica. As instalações foram apresentadas a jornalistas esta semana.

O prédio, que começou a ser construído no centenário do nascimento de Hergé, vai guardar não só vários originais de Tintim, mas também outros trabalhos do criador, de ilustrações publicitárias a HQs diversas, como Quick et Flupke.

O projeto do museu é de Christian de Portzamparc, arquiteto que já ganhou o prêmio Pritzer, o mais prestigiado de sua área. Nas palavras divulgadas pelos assessores, o prédio é "um prisma alongado que parece flutuar sobre a floresta à sua volta". Para quem lê gibi, a forma do museu é clara: é uma página de quadrinhos.

Vale lembrar que a Bélgica também possui outro espaço famoso dedicado a quadrinhos, o Centre Belge de la Bande Dessinée, na capital Bruxelas - que alguns chamam de "museu Tintim", embora o personagem não seja o único em destaque lá. O novo museu Hergé fica em Louvaine-la-Neuve, cidade a 30 km de Bruxelas.

fonte

Oscar Niemeyer Lança livro aos 101 anos


"Nesta quarta-feira, 27, Oscar Niemeyer reuniu alguns amigos para o lançamento do livro “Oscar Niemeyer - 1999-2009”, que traz as imagens dos 40 principais projetos saídos de sua prancheta nessa década. O evento foi realizado na Galeria Anna Maria Niemeyer, na Gávea, Zona Sul do Rio. O local também abriga uma exposição que contém doze dos 40 trabalhos que estão no livro. Betch Carvalho e Nelson Sargento fizeram questão de prestigiar o arquiteto."

fonte.

Bueller.... Buelller....

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Casa de "Curtindo a Vida Adoidado" à venda - Sem a Ferrari, é claro




Bueller... Bueller....


Outro furo de reportagem dOOb e especial para nós editores do blog porque, pela primeira vez, une naturalmente três assuntos dos quais somos apaixonados: Cinema, Arquitetura e Anos 80.


Sim, a casa do Cameron está a venda. Não sabe do que estamos falando? talvez isso refresque a memória:



Projetada pelos arquitetos James Spencer e David Haid em 1953, a casa se localiza exatamente no endereço 70 da Beech Street, em Highland Park, no Estado de Illinois.

Ou seja, forçaram um pouco a barra no filme colocando-a como situada em Chicado. Mas tudo bem, para um clássico não existem margens de perdão!

Quem quiser a casa terá que dispor de nada menos do que 2,3 milhões de dólares, uma bagatela!


A ferrari não está inclusa ok?!


Para contatar a corretora, aqui.

Ohhhhhhhhhhh yeah!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Árvore derretendo


Árvore nem sempre é sinônimo de qualidade de vida, fato.

Minha rua tem uma que está transbordando para fora do canteiro, coisa que me irrita profundamente toda hora que a vejo. Evito até estacionar perto dela.

Olhar para ela está me fazendo mal, a cada ano ela fica mais parecida com algum ser gosmento saido de filme de ficção científica.

Sinceramente, ECA..

domingo, 24 de maio de 2009

Semana CES - dia 5 - Fechamento especial


Fechamos o ciclo de posts sobre a Semana de Arquitetura CES falando sobre os extraordinários eventos ocorridos no último dia: manhã e tarde com o arquiteto Mauro Neves Nogueira, finalizando o workshop de projeto.

Em seguida, um dos momentos mais significativos da semana: uma pequena palestra, com duração de 30 minutos, marcada de última hora, com a presença do arquiteto Arthur Arcuri, um dos patronos da arquitetura moderna no Brasil e uma das lendas vivas da arquitetura brasileira.

Arcuri, com seus 96 anos de história, com humor e sabedoria, deu-nos uma grande aula sobre a vida. Contou-nos seu início de carreira, afirmando-nos humildemente que ser o pioneiro da arquitetura moderna em Juiz de Fora foi obra do acaso.

Professor Arcuri, na nosa humilde posição de aprendizes, afirmamos em contrapartida que o acaso sempre sabe o que faz! Inclusive, pondo-o diante de nós!

Obrigado por abençoar nosso curso e nossa premiação anual com um sobrenome de tão grandiosa estirpe!



Coordenador PC Lourenço, professor Klaus Chaves e homenageado Arthur Arcuri durante a palestra.


Arthur Arcuri recebendo homenagem


Livia Delgado, primeira laureada pelo Prêmio Arthur Arcuri, com o projeto Edifício Comercial.


Homenageado e laureada.

Momento jaba 1

Momento jaba 2

momento jaba 3


momento jaba 4


momento jaba 5

momento jaba 6


hehe

E isso porque a noite terminou com a palestra do arquiteto paulista Roberto Aflalo, titular do escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos (precisava dizer???)
Durante essa palestra, fiquei sem câmera, levaram-na para cobrir mais momentos importantes da visita do Arcuri.
Mas, enfim...

Foi A semana! Como estudantes, só temos a agradecer: a todos os organizadores, ao coordenador Pc, aos membros do CA, aos arquitetos convidados que prontamente aceitaram visitar-nos e a todos que fizeram essa semana acontecer! Muito obrigado a todos!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Semana CES - dia 4 - Workshop de Projeto com Mauro Neves Nogueira

Não nos perguntem o que mais aconteceu na quinta-feira, pois esses dois respectivos blogueiros passaram todo o tempo ocupados com o puxado curso de projeto ministrado pelo arquiteto carioca Mauro Neves Nogueira.
Nem precisamos dizer que o curso foi fantástico e de grande importância para todos nós que participamos. Abaixo, fotos de momentos como a mini-aula teórica e o debate sobre os projetos desenvolvidos pelos alunos.









terça-feira, 19 de maio de 2009

1° semana de arquitetura CES - dia 2, 3 ... sei lá!

Essa semana que passou foi tão corrida que não lembro muito bem a ordem dos fatos. Fica muito difícil catalogar temporalmente e também já não faz diferença. O importante é registrar quais eventos ocorreram, e não a ordem necessariamente correta!


ps.: Gostaria de ter postado as notícias simultaneamente aos acontecimentos, mas o tempo foi curto e a velox ingrata!


Portanto vamos aos eventos:
____________________________________________

Palestra sobre o prêmio Pritzker ministrada pelo professor Bruno Sarmento, com enfoque no atual laureado, Peter Zumthor:





Workshop sobre a importância dos blogs na divulgação da arquitetura ministrado pelos blogueiros Henrique Gonçalves e Thiago Beck e com a presença ilustre dos blogueiros aprendizes David Lemos e Estevão Borges, do blog Formas do Conteúdo.


Mas se todos estamos nessa foto, quem a tirou? não poderiamos esquecer da nossa ilustre fotógrafa de plantão Maiara, do curso de comunicação, que depois de muita insistência posou para uma foto posteridade. Valeu Maiara!





Mesa redonda da qual participei, junto com minhas orientadoras de pesquisa: Aline Marques e Regina Castelo. Faltou minha irmã, que se mudou para Manaus no final do ano passado e que não pode comparecer à apresentação.
Esse trabalho muito comentado é uma pesquisa interdisciplinar desenvolvida por estudantes e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo e de Psicologia sobre as relações subjetivas e objetivas entre arquitetos e clientes, um campo ainda nublado e pouco estudado de nossa área.



E por último, a palestra mais polêmica da semana, com o jornalista/arquiteto Fernando Serapião. Ficou no ar a pergunta, ele é ou não é o Alencastro?! Tentamos averiguar isso mas ele fugiu sem dar uma resposta clara! Continuaremos investigando!


Por enquanto é isso, pessoal. Ainda por hoje postarei mais informações sobre essa inesquecível semana!

Diálogos Urbanos registra pequenas ilhas da arquitetura juizforana


Acroterium, ornamento utilizado sobre a platibanda das edificações ecléticas, são resíduos do tempo e passam ao largo do olhar comum, afetado pelo excesso de luzes, textos e imagens de toda sorte de efeitos que contaminam a cidade atual. Este é o argumento utilizado pelo artista plástico Ricardo Cristofaro em seu livro Acroterium – legendas para uma cidade em desaparição. No dia 21 de maio, o autor é o convidado do projeto Diálogos Urbanos, promovido pelo Instituto dos Arquitetos (IAB/JF) e a Divisão de Patrimônio Cultural da Funalfa. A palestra é gratuita e acontece a partir das 19h, no Anfiteatro João Carriço, na Av Rio Branco, 2.234 – 3º andar.

Em seu livro, Cristofaro fotografa e manipula elementos arquitetônicos de maneira poética, através de um processo de deslocamento de estratégias artísticas relacionadas ao conceito de apropriação. Ao percorrer as ruas de Juiz de Fora e mergulhar no tempo em busca de sobreviventes de uma cidade em desaparição, o artista recupera a sensação de espaço íntimo que o conduz a uma experiência de vida.

Acroterium também surge do desejo de resgatar uma identidade afetiva e histórica, na qual se inscrevem memórias e utopias para o imaginário urbano de Juiz de Fora.

Ricardo Cristofaro é doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com estágio de doutorado na Université Paris 8, França. Professor do IAD - Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, trabalhando com disciplinas e orientação de proposições artistas relacionadas à expressão tridimensional. Realiza pesquisas na área de poiéticas visuais contemporâneas, com ênfase na investigação de processos híbridos e artemídia. Trabalha como profissional das artes visuais desde 1986, expondo seu trabalho em mostras coletivas e individuais no Brasil e exterior.

Diálogos Urbanos é uma parceria do IAB/JF com o a Divisão de Patrimônio Cultural da Funalfa (DIPAC) e tem como objetivo promover debates com estudiosos sobre a cidade de hoje e a cidade do amanhã, refletindo, a partir do patrimônio cultural, para onde caminha a sociedade juizforana. Diálogos Urbanos tem edições mensais.

COMPAREÇA! DIVULGUE!
CONSELHO DIRETOR DO IAB/JF

sábado, 16 de maio de 2009

Lourenço|Sarmento no ArchDaily


Os Professores e Arquitetos do escritório LourençoSarmento Arquitetos apareceram no maior veículo de arquitetura mundial, com seu projeto do Edifício Maiorca, aqui mesmo em Juiz de Fora.
Parabéns!
Confira AQUI

1° semana de arquitetura CES - dia 1 - Confraternização

Sobre a festa disponibilizaremos uma bateria de fotos, pq comentar sobre tudo fica bem difícil!