Todo ponto de vista é apenas a vista de um determinado ponto.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Dejavus Arquitetônicos XIII

Puente de la Mujer - Santiago Calatrava



Praça da Soberania - Oscar Niemeyer


Hahaha, me desculpem, a tentação foi mais forte!

ps.: Poxa Niemeyer, tem estagiário que faz 3d melhor que esse, vamos combinar! Para com miserinha aí!

ps2.: Mais informações sobre a Praça dos Unicórnios ops, da Soberania aqui e aqui.

Dejavus antigos aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Pra Inglês Ver


BONDES GANHAM GRAMADO PARA AJUDAR A REDUZIR O EFEITO ESTUFA

Os bondes não são nenhuma novidade na Europa, mas agora esse tradicional meio de transporte ganha uma inovação: a colocação de gramados nos trechos percorridos pelos veículos. As áreas verdes no meio urbano ajudam a reduzir o efeito estufa, reduzir a poluição e também a tornar o solo mais permeável.

fonte.

_____________________________________


Essa onda de ecologia pegou, sim, agora tudo é verde. Mas não é porque somos humildes estudantes que precisamos acreditar em tudo. A quantidade de babaquice verde que surge em contraponto à soluções realmente práticas e inteligentes é a mesma da progressão geométrica para a aritmética.

Não é só porque eu quero ajudar a o mundo salvo que eu vou bater palmas para um quarteirão de grama plantada em cima de asfalto, onde eu tenho CERTEZA de que se investiu mais em marketing do que em solução.



___________

É um problema dos maus arquitetos. Os maus arquitetos se organizam sempre com temas secundários. Dizem coisas do tipo: a arquitetura é sociologia, é linguagem, semântica, semiótica. Inventam a arquitetura inteligente - como se o Partenon fosse estúpido- e agora, a última invenção é a arquitetura sustentável. Tudo isso são complexos de má arquitetura. A arquitetura não tem que ser sustentável. A arquitetura, para ser boa, está implícito ser sustentável. Nunca pode haver uma boa arquitetura estúpida. Um edifício em cujo interior as pessoas morrem de calor, por mais elegante que seja, será um fracasso. A preocupação pela sustentabilidade revela mediocridade. Não se pode aplaudir um edifício porque seja sustentável. Seria como aplaudi-lo porque se aguenta."

[Eduardo Souto de Moura, El País]

___________

Agora pegou o “verde”. Se plantarem uma árvore no meio da rua atrapalhando tudo, você não tira a árvore porque depois vem um idiota qualquer e diz que não pode tirar a árvore. É evidente que pode tirar a árvore, deve plantar outra. Então, você perde a serra do Mar, perde a Mata Atlântica, perde a Amazônia, mas não perde o abacateiro que plantaram na esquina.

[Paulo Mendes da Rocha, Caros Amigos]



___________

ps.: Há alguns anos atrás Juiz de Fora passou por algo semelhante. Lembram daquela Árvore gigante no lote do antigo colégio Magister? Suas raizes já estavam embaixo da Av. Rio Branco, destruindo todo o tipo de tubulação que passava embaixo e volta e meia quando vinha uma chuva forte, algum galho quebrava as janelas do prédio à sua frente ou caia em algum carro estacionado na Brás.

Pra quem não é de Juiz de Fora, pode acreditar, a árvore era MUITO GRANDE!!! Não sei se era um Jequitibá, sei lá a espécie, mas era equivalente à um edifício de 10 metros de altura, sem contar a largura.

O colégio Magister foi vendido e a árvore cortada pelo comprador. Aliás nem foi cortada pelos problemas gerados por ela (quem está preocupado com os carros ou janelas dos outros?), mas sim para uso e ocupação do lote onde estava plantada, terreno muitissimo bem localizado e valorizado.

A população ficou em polvorosa com a derrubada da árvore, chamando aquilo de crime ecológico e o escambal, querendo fazer passeata, aparecer no MGTV e tudo mais. Gente que nunca se preocupou com as centenas de campos de futebol de árvores nativas que a Amazônia perde por semana agora estava indignada com uma bendita árvore.

Tudo bem, a sombra da árvore hoje até que faz falta, a árvore em si faz falta, mas mesmo assim eu faço minhas as palavras do Paulo Mendes da Rocha: Então, você perde a serra do Mar, perde a Mata Atlântica, perde a Amazônia, mas não perde o abacateiro que plantaram na esquina.

Então você perde a serra do Mar, perde a Mata Atlântida, perde a Amazônia, mas fica reconfortado quando um europeu idiota planta meio metro de grama em cima do asfalto e diz que está salvando o mundo.



Você quer deixar Sua cidade mais verde e interessante? Tudo bem, só não vem com esse papinho de que está salvando o mundo.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Vai virar Guerra!

E mais um entrou na briga!

Espero que até 2014 eu tenha grana pra ver os estádios e os jogos!

ps.: E que o mundo não acabe em 2012, como disse Nostradamus! hehe

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Vista doob Servador - 1 ano


Há exatamente 1 ano eu publicava o primeiro post desse blog. O tempo realmente voa.

Obrigado a todos que nos visitam, comentam e nos incentivam a manter esse veículo: colegas, professores e blogueiros parceiros, além é claro daqueles que lêem silenciosamente sem se manifestar, mas de qualquer jeito acabam nos incentivando através dos seus valiosos pageviews!

Que 2009 seja um grande ano para todos.

Continuaremos aqui, observando!
=)

domingo, 25 de janeiro de 2009

Render Time - O momento Sagrado


Render time é sagrado, mas geralmente a família não entende. O pessoal acha que você está gastando luz à toa ou qualquer coisa do tipo.

Por isso as vezes é bom deixar as coisas claras através de algum recadinho. Sempre faço isso, desde uma vez que minha mãe desligou o pc com uma imagem renderizando à 16 horas.

Fico feliz pelo meu neto que, se for arquiteto lá pelos idos de 2050, vai contar com um computador que renderiza filme de Vray em tempo real. Mas nós ainda estamos na caverna, nosso render time é sagrado.

Interromper render time é pior do que bater em vó.
pior do que natal sem carne.
pior do que briga de foice no escuro.
triste.


Qdo estou renderizando, o mundo se resume a Deus no céu e um Core 2 quad na terra.


Desculpem a mantra, mas é que tudo que eu fiz nesse fim de semana foi renderizar e renderizar, quis compartilhar um pouco com vocês!

Quando as imagens desse projeto ficarem prontas eu posto aqui! Até mais pessoal!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Concursos

Só dando um heads-up a respeito de alguns concursos que estão rolando por aí!





Maiores informações no site: http://concursosdeprojeto.org
E aí? Quem se habilita?

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A força do detalhe

As duas esculturas mais famosas de Davi pertencem a dois gênios italianos: Michelangelo e Bernini.






Bernini buscou enfatizar em sua obra toda a tensão do personagem bíblico no momento exato em que este lança a pedra. Para isso esculpiu no mármore todas as possibilidades de expressão corporal e facial para que, no conjunto, o gesto e a dramaticidade fossem inigualáveis.







Já Michelangelo preferiu retratar Davi segundos antes de sua famosa ação contra Golias.
O artista representou um jovem com posição serena e relaxada. Notem bem os músculos, todos estão desarmados, não parece a pose de alguém que em alguns momentos vai entrar em uma briga.

Mas Michelangelo sabia que a história era drámatica, e que a escultura precisava de alguma tensão. Para alcançar isso ele não precisou de muita coisa, mas de apenas um detalhe:








Um único detalhe.








Depois de quase seis meses assistindo a aulas sobre a importância do detalhe, do mínimo, da essência na arquitetura... foi nas férias, à toa e sem nada pra fazer, passeando pelo google, é que eu fui entender.
Nós nunca sabemos de onde surge o arauto.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Dejavus Arquitetônicos XII

Vanhaerents Office Building - BURO II


Farnsworth House - Mies Van der Rohe



ps.: Cópia de Mies não é novidade nem pecado nenhum, convenhamos. Mas essa série precisava de alguma injeção de ânimo.



Dejavus antigos aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui

sábado, 17 de janeiro de 2009

Série: Site do Arquiteto - BIG


Começaremos o ano com um site que eu considero como um dos TOP 10 sites de arquitetos:
O site do escritório do Bjark Ingels o BIG. Os projetos são apresentados em forma de ícones, e podem ser categorizados em ordem cronológica, alfabética, programática ou de escala.
Uma navegação muito prazerosa, com ótimos projetos além de tudo! Visita obrigatória.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Casa de Papel - Bauhaus Again


Em parceria com a Universidade de Bauhaus (Alemanha), Gerd Niemöller criou uma casa feita de papel. O material utilizado na construção segue o padrão usado na fabricação de aviões e outros produtos em que o peso e a resistência são fatores importantes, segundo a revista alemã "Der Spiegel".

Gerd Niemöller, um dos fundadores da empresa suíça "The Wall AG", que detém a patente do material utilizado na construção de casas de papel, disse que cada residência vai custar cerca de US$ 5 mil (R$ 11,9 mil).

"Desde o começo, nosso objetivo era criar uma casa prática, ecologicamente sustentável e, mais importante, barata para as favelas da Terra", disse Gerd Niemöller, que desenvolveu o material utilizado nas casas.

A partir do processamento do papel, Niemöller criou painéis finos, leves e fortes. Segundo seu criador, o material é um excelente isolante, além de ser flexível, o que o torna adequado para zonas de risco de terremoto.

As primeiras casas de papel devem ser construídas no Zimbábue, no continente africano, com o auxílio da organização alemã "World Vision". Segundo a revista "Der Spiegel", a Nigéria também já encomendou 2,4 mil casas.


fonte.

___________________________________________________________

Mais uma da série "Aquecendo os motores para o próximo P.A.", que nesse semestre abraça o tema da habitação popular.

ps.: Não me perguntem sobre o caso de incêndio. Se bem que nesse 1 século de concreto armado as coisas continuaram pegando fogo muito bem.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Jan Kaplicky (1937 - 2009)

Morreu ontem com 71 anos o arquiteto tcheco Jan Kaplicky, que era membro do escritório Future Systems, e autor de diversas obras mundialmente conhecidas, como o Lord's Media Centre de 94.

Lord's Media Centre
Entre seus projetos mais recentes estava a Biblioteca Nacional de Praga, ganho em concurso em 2007, que dividiu as opiniões de críticos e políticos.

Biblioteca Nacional em Praga

Kaplicky morreu apenas horas depois do nascimento de sua filha, não encontramos fontes concretas sobre a causa da morte.

2009 mal começou e já temos uma grande perda para a arquitetura.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A Arquitetura contemporânea Brasileira - ou o que ela poderia ter sido


"(...) Mas, para o tamanho do país, a arquitetura brasileira contemporânea é muito ruim. Há coisas vergonhosas e surpreende que seja assim, com o Brasil tendo a escola que teve, tendo a geração anterior produzido arquitetura de tamanha qualidade - não só monumentos, mas também no tecido médio da cidade. Com esse clima, o Brasil poderia ter arquitetura com espaços intermediários belíssimos. contudo, parece que o país não saiu dos anos 1980. O Brasil teve um ótimo ponto de partida e acabou por perder a vez (...)"

- Alejandro Aravena
_________________________

(destacando arquitetos brasileiros da atualidade): "Destacaria Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha e Joaquim Guedes. Ainda não apareceram sucessores à altura."

- Carlos Eduardo Dias Comas

_________________________________________________________________



Uma só semana e dois tapas na cara.
Essas duas falas nos deixaram tão incabulados que resolvemos lançar uma enquete sob a luz desse tema aqui no blog.

Portanto vamos lá:


Qual foi, na sua opnião, o principal motivo para o vanguardismo da arquitetura brasileira ter se perdido nas últimas décadas?

a- Oscar Niemeyer e o vulto de sua genialidade que, aliada a sua quantitativa produção, ofuscou quaisquer outras escolas/segmentos nacionais ou até mesmo outros talentos isolados, da mídia maior.

b- A Ditadura Militar, com sua política de perseguição a qualquer indivíduo veiculado ao partido comunista, interrompeu a carreira arquitetônica e acadêmica de diversos arquitetos, algumas de forma irreversível. Além, é claro, de ter interrompido toda uma produção cultural que nascia no Brasil daqueles tempos.

c- A instabilidade econômica do Brasil que, por ser um país emergente, nos últimos 30 anos não teve bons momentos como os anos dourados (anos 50), inibindo talvez uma produção maior e mais significativa de bons arquitetos que atuaram durante o período.

d- O Pós-Modernismo, que de certa forma interrompeu parte do processo investigativo que vinha evoluindo desde o nosso movimento moderno.

e- As dimensões continentais do Brasil, que diluiram nossa produção, inibiram o diálogo entre profissionais de regiões distintas além, claro, atrapalharam as relações internacionais com outros países da América Latina, por exemplo.

f- A falta de cultura arquitetônica e geral do brasileiro médio.

___________________________________________________________

Para quem quiser responder a enquete, ela se encontra na lateral direita da tela. Obviamente temos consciencia de que não foi apenas um desses fatores que deixou a Arquitetura Nacional na atual situação, mas um conjunto deles, inclusive a maioria provavelmente nem se encontra na lista.

Porém citamos os mais pertinentes, e queremos saber qual é, na opnião de vocês o mais MAIS de todos.

Contamos com a participação de todos!

A enquete expira em 1 mês.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O MURO


Deu hoje, no jornal nacional:

A quadrilha que assaltou um condomínio na Zona Norte de São Paulo na madrugada de domingo (11) estava em busca de joias e dinheiro em uma das casas. Essa é principal hipótese da polícia. Câmeras de segurança registraram a ação dos bandidos em um condomínio de construções imponentes e cercado pela Serra Cantareira. Os assaltantes invadiram 11 casas e fizeram reféns. As câmeras da portaria gravaram a chegada da quadrilha em dois carros. Os ladrões dominam os seguranças e entram no condomínio. A quadrilha passa, então, a controlar todas as cancelas. Quando um carro da empresa particular de vigilância aparece, é cercado, e o vigilante se rende. Os ladrões tomam os carros da empresa para percorrer o condomínio. A polícia calcula que eram 30 homens em dez carros. Um deles aparece com uma metralhadora, e quem chega é rendido, até mesmo os convidados de uma festa de casamento. Uma mulher tenta escapar, é perseguida e levada para junto de outros reféns, em uma casa usada pelos vigilantes da empresa contratada pelo condomínio. Enquanto isso, parte da quadrilha entrava nas casas para roubar. A polícia acredita que os assaltantes tinham um alvo: a casa de uma empresaria, onde não havia ninguém na hora da ação. De lá, os ladrões levaram R$ 800 mil em dinheiro e joias avaliadas em 150 mil reais. Três moradores que tiveram a casa invadida pela quadrilha não quiseram registrar o roubo. Até a noite desta terça-feira (13), sete pessoas tinham sido ouvidas na delegacia, entre elas, os vigilantes da empresa de segurança do condomínio. A policia, no entanto, ainda não tem nenhuma pista dos assaltantes.

fonte.

_________________________________________________________

Acho que isso é mais um problema filosófico.

É a questão do feudo.

Quando você tem medo do que acontece lá fora e constrói um muro, os gritos exteriores não te incomodam, mas em compensação ninguém de lá ouve quando é sua vez de gritar.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Voltamos!


Olá a todos!

Depois de um breve hiato de quase um mês, estamos de volta para a temporada 2009!

Há quase 1 ano de blog direto, realmente precisavamos de um descanso. Blog pode parecer coisa de inútil, mas dá um trabalho imenso quando você se propõe a escrever um post por dia. Não que tenhamos crumpido essa meta a risca, mas juramos ter tentado! hehe

Nesse longo ano falamos muitas besteiras, mostramos um pouco dos nossos trabalhos acadêmicos, trouxemos furos de reportagem, noticiamos alguns tristes óbitos e inclusive tivemos espaço para denúncia.

Foram 286 posts até então, e esperamos sinceramente que sejam os primeiros de muitos.

Mas cortando essa baboseira retrospectíva, vamos começar já esquentando os motores. Vamos falar logo de um Pritzker, um pritzker brasileiro. Se esse post tivesse um subtítulo, ele seria:


A última do Paulinho:





Depois de toda uma vida, PMR volta para um derradeiro projeto em sua terra natal; queria dar os parabéns ao velho, mas acho que faz mas sentido parabenizar os capixabas por entenderem o valor da Arquitetura. Que esse ato se torne exemplo.